Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. Sindicato dos tripulantes "chocado" com bónus de dois milhões

30 jan, 2023 - 15:53 • Sandra Afonso

Compensação está prevista apenas para o fim do contrato de cinco anos de Christine Ourmières-Widener.

A+ / A-

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz-se “chocado” com a existência do bónus de dois milhões atribuído à presidente executiva da TAP.

Em carta enviada aos associados assume que não são contra prémios de gestão, mas contra uma gestão que visa apenas esse objetivo, à custa dos salários e dos direitos dos trabalhadores.

O texto refere que “os lucros históricos são sustentados nos cortes aos trabalhadores do grupo, que há associados que vivem em condições dramáticas e que persiste a precariedade laboral na empresa”.

Segundo o sindicato, estes dois milhões permitiriam “atenuar a rigidez financeira imposta aos trabalhadores do grupo” e admite que na “ânsia” em renovar os Acordos de Empresa pode estar o interesse de garantir “prováveis bónus da administração”.

Não estranha, mas lamenta ter ficado a saber pela comunicação social do prémio que a presidente executiva irá arrecadar, se atingir os objetivos, quando o plano de reestruturação continua por divulgar, aos trabalhadores e aos contribuintes.

O sindicato dos tripulantes acrescenta também que aguarda os 48 milhões prometidos, que correspondem a um alívio dos cortes salariais, aos trabalhadores que estariam suspensos caso tivesse ocorrido a greve.

A carta termina com uma exigência: “uma gestão séria e transparente”.

A compensação está prevista apenas para o fim do contrato de cinco anos de Christine Ourmières-Widener, tendo como referência 80% do seu salário bruto anual, de acordo com o CM. A CEO da TAP recebe 504 mil euros por ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana
    30 jan, 2023 Porto 16:29
    De facto, este País não sabe mais o que inventar. Quer dizer, contrata-se alguém a quem se paga bem mensalmente para exercer funções. Não é suposto desempenhar-se bem a função? O ordenado serve para quê? Não é para retribuir o trabalho que se presta e que deve ser o melhor possível? Há prémios para quê? A senhora trabalha de graça ou é retribuída? Para uns há dinheiro em abundância, para outros não há. Eu não sei quem foi a mente iluminada que se lembrou de uma estupidez desta natureza, sinceramente isto faz corar de vergonha qualquer cidadão medianamente inteligente e sagaz.

Destaques V+