Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diretores pedem esclarecimentos ao Governo sobre serviços mínimos nas escolas

30 jan, 2023 - 18:06 • Fátima Casanova , Diogo Camilo

São pedidas orientações ao Ministério da Educação para implementar os serviços mínimos perante as greves de professores. Associação diz que medida será mais difícil de cumprir no 1.º ciclo, devido à falta de funcionários nas escolas.

A+ / A-

Os diretores de escolas públicas pediram esclarecimentos ao Ministério da Educação de maneira a implementar os serviços mínimos nas escolas, a partir desta quarta-feira, 1 de fevereiro.

“Não queremos incumprir, de forma alguma, mas queremos que nos sejam dadas algumas orientações pela tutela”, afirma Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), em declarações à Renascença.

Para o responsável dos diretores, tem tudo a ver com a “organização e operacionalização” ligada à decisão do tribunal arbitral, que decretou serviços mínimos por unanimidade na sequência da greve convocada pelo sindicato STOP, por tempo indeterminado.

Filinto Lima indica que, “sobretudo, no 1.º ciclo” haverá mais dificuldade em cumprir a medida, devido à falta de funcionários nas escolas.

No pedido de esclarecimento, os diretores de escolas pediram que a resposta chegasse “no mais curto espaço de tempo possível” e de preferência antes do dia 1 de fevereiro.

A greve por tempo indeterminado decretada pelo STOP tem avisos de pré-greve publicados até ao final do mês de fevereiro.

Até 8 de fevereiro estão ainda previstas greves distritais por todo o país, convocadas pela FENPROF, além de uma greve às horas extraordinárias.

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) tem também agendada uma greve total entre os dias 1 e 3 de fevereiro. Também o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) tem em andamento uma greve parcial desde o início do segundo período.

(notícia atualizada às 22h35)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+