Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Primeira SMS de convocatória para vacinação foi enviada há dois anos

29 jan, 2023 - 13:32 • Marta Pedreira Mixão

Em dois anos, foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens.

A+ / A-

No dia 29 de janeiro de 2021, foi enviada a primeira mensagem de convocatória para a vacina contra a covid-19, recordaram, este domingo, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Nestes dois anos, foram enviadas mais de 78 milhões de SMS de agendamento para os utentes elegíveis para vacinação.

"A convocatória por SMS representou um grande avanço tecnológico e, no período mais crítico da pandemia, tornou-se a forma preferencial de convocatória para a vacinação", refere o SPMS em nota enviada à Renascença.

"A experiência da vacinação mostrou como um sistema simples e democrático, como a SMS, pode ser altamente eficaz na convocatória de utentes", desta o comunicado, acrescentando que, por isso mesmo, este sistema foi "alargado à convocatória para outros atos, como rastreios, permitindo uma maior rapidez no contacto com a população".

Os serviços relembram ainda que, para o agendamento, "os contactos usados são aqueles que constam no Registo Nacional de Utentes (RNU) do Serviço Nacional de Saúde, que fornece informação centralizada a todos os sistemas de informação".

Durante os últimos dois anos, foram ainda enviadas "outras mensagens relacionadas com o processo de vacinação contra a Covid-19 foram enviadas ao longo destes últimos dois anos", acrescentam, o que totalizou 111 milhões de SMS.

"Atualmente, é possível realizar o autoagendamento da vacina através do Portal SNS 24, dando a possibilidade de se escolher o dia e o local mais conveniente", concluem os serviços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+