Tempo
|
A+ / A-

RELATÓRIO "ESTADO DA EDUCAÇÃO 2021"

Quase um quarto dos professores tem 60 ou mais anos

26 jan, 2023 - 07:52 • Fátima Casanova , Pedro Valente Lima

Nos próximos sete anos, vão reformar-se cerca de 30 mil professores. A falta de docentes afetou quase 27 mil alunos no ano letivo 2021/2022.

A+ / A-

Quase um quarto dos professores tem 60 ou mais anos, conclui o relatório sobre o "Estado da Educação 2021". O Conselho Nacional de Educação não esconde a preocupação pelo futuro e denuncia a falta de rejuvenescimento da classe.

De acordo com os dados do CNE, no ensino público em 2020/2021, a percentagem de docentes com 50 ou mais anos ultrapassava os 55%, exceto no primeiro ciclo do ensino básico. Mais de 27 mil docentes têm 60 ou mais anos, enquanto o número de professores com menos de 30 anos tem reduzido.

Em declarações à Renascença, Domingos Fernandes, presidente do CNE, fala de uma "cultura" de crescente desvalorização da carreira docente, não só pelas condições precárias da profissão, mas ainda pelo cortes no tempo de serviço.

"O professor tinha, necessariamente, de andar 20 ou 30 anos a mudar de escola, a saltar de um lado para o outro, a não ser vinculado, a ser contratado com 10 ou 12 horas."

Domingos Fernandes realça ainda que a falta de candidatos para os cursos superiores de formação de professores "é uma questão preocupante". Para o dirigente, "exige-se, não só do Ministério da Educação, mas também das instituições de ensino superior, uma estratégia que permita reverter esta situação".

Nos próximos sete anos, espera-se a reforma "de cerca de 30 mil professores". Pede-se "inovação", "não abdicando da qualidade da formação", mas o presidente tem "a certeza de que as universidades e institutos politécnicos dificilmente poderão responder a essa demanda".

Segundo vários estudos realizados, o Conselho Nacional de Educação estima que seja preciso recrutar à volta de 3.450 novos professores até 2030.

Dados da Direção Geral da Administração Escolar apontam que, ao longo do ano letivo 2021/22, a falta de professores tenha afetado quase 27 mil alunos, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e na região do Algarve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Farto disto tudo
    26 jan, 2023 Educação? 11:01
    Depois de 39 anos de serviço pela causa da Educação, sendo os últimos 19 um acumular de roubos, de frustrações, de desrespeito e desencanto, paguem-me os 3 anos que falta para a reforma que amanhã já nem ponho os pés na p... da escola!

Destaques V+