Tempo
|
A+ / A-

Lisboa

Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico

26 jan, 2023 - 14:25 • Lusa

Bactéria 'Legionella pneumophila' foi detetada em sistemas de arrefecimento da torre sul e do edifício de matemática, no campus da Alameda. Edifícios vão manter-se abertos.

A+ / A-

O Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa confirmou esta quinta-feira a deteção da bactéria 'Legionella pneumophila' em sistemas de arrefecimento da torre sul e do edifício de matemática, no campus da Alameda, espaços que vão manter-se abertos.

De acordo com um ‘e-mail’ enviado esta manhã à comunidade académica, e a que a agência Lusa teve acesso, o conselho de gestão da faculdade explica ter sido informado na quarta-feira da deteção da bactéria Legionella “em amostras recolhidas em dois dos edifícios do seu campus da Alameda: a torre de sul [departamento de química] e o edifício de matemática”.

O IST comunicou “de imediato” a ocorrência às autoridades de saúde, “tendo sido implementados todos os procedimentos de segurança e de proteção da saúde pública protocolarmente previstos”, lê-se no ‘e-mail’.

A bactéria foi encontrada nas “torres de arrefecimento do ar condicionado”, disse hoje à Lusa o gabinete de comunicação do IST, acrescentando que os sistemas foram desligados e que, para já, as autoridades de saúde não determinaram o encerramento dos edifícios.

A mesma fonte explicou que hoje vai ser realizada uma nova inspeção à torre sul e ao edifício de matemática, espaço onde se situa a cantina social do campus da Alameda.

Sem registo de infetados pela bactéria, que provoca a infeção respiratória conhecida como doença do legionário, o IST recomenda, no ‘e-mail’ dirigido à comunidade académica, a comunicação de sintomas compatíveis com os causados pela doença “ao seu médico assistente ou ao Núcleo de Serviços de Saúde do IST”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+