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Deco alerta para rótulos "eco" e "sustentável" que enganam consumidores

26 jan, 2023 - 16:42 • Lusa

Na UE mais de metade, 57%, dos consumidores está recetiva a alegações ambientais no momento de comprar, pelo que há empresas a fazer "ecobranqueamento", ou "greenwashing".

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A associação de defesa do consumidor Deco alerta para o uso errado de expressões como "eco", "amigo do ambiente" ou "sustentável", que muitas vezes apenas querem enganar os consumidores.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor iniciou uma campanha para alertar para as alegações ambientais que podem ser enganosas e ao mesmo tempo capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis.

A associação afirma que na União Europeia mais de metade, 57%, dos consumidores está recetiva a alegações ambientais no momento de comprar, pelo que há empresas a fazer "ecobranqueamento", ou "greenwashing", uma técnica de marketing de acordo com a qual afirmam cumprir determinadas metas de proteção ambiental, não o fazendo na verdade.

"Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente... o que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão", diz a Deco na sua página na internet.

Fonte da associação disse que a campanha está nas redes sociais e na página da Deco, entre outros lugares, devendo ser reforçada em fevereiro e em março. A campanha, com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas, é dirigida a todos os consumidores, incluindo as crianças, e segundo a fonte decorre também com formação em escolas.

A Deco quer também chegar a empresas. "A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efetivamente amigo do ambiente", disse a fonte.

"A campanha faz também o aviso às empresas ´Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são´, procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis", diz a Deco.

A associação alerta que a proliferação de alegações de "verde", sendo uma "elevada percentagem" não fundamentada, conduz "a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente".

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