Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da República saudou cinema português por nomeação aos Óscares e não só

24 jan, 2023 - 19:56 • Lusa

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "a inédita nomeação de um filme português é novo motivo de regozijo e de confiança".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou esta terça-feira o cinema português, na sequência da nomeação de "Ice Merchants" aos Óscares e da seleção de dois filmes de João Canijo para o Festival de Cinema de Berlim.

Numa nota divulgada ao final da tarde no "site" da Presidência, recorda-se que "o reconhecimento internacional do cinema português tem merecido ao Presidente da República a devida atenção, em mensagens, encontros com cineastas ou na recente distinção atribuída a Abi Feijó [produtor e realizador de cinema]".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "a inédita nomeação de um filme português (a curta-metragem de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez) para os Óscares, tal como a anunciada presença de duas obras de João Canijo ("Mal Viver" e "Viver Mal") no Festival de Berlim, são novos motivos de regozijo e de confiança".

"Ice Merchants", de João Gonzalez, está nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, segundo a lista hoje anunciada, tornando-se no primeiro filme de produção portuguesa a competir por uma "estatueta dourada".

O filme, sem diálogos, tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador desenvolveu a história de um pai e um filho que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias, de paraquedas, para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

João Gonzalez assina a realização e a banda sonora do filme e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+