Tempo
|
A+ / A-

Divulgação de e-mails do Benfica. MP pede condenação de Francisco J. Marques

24 jan, 2023 - 10:43 • Liliana Monteiro com Redação e Lusa

O Ministério Público entende terem ficado provados três crimes cometidos por Francisco J Marques, relacionados com divulgação não consentida de correspondência.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) pediu esta terça-feira a condenação do director de comunicação do FC Porto.

Em causa estão mensagens de correio electrónico enviadas ao director de comunicação do FC Porto e posteriormente divulgadas no Porto Canal, por terem sido considerados de interesse público por Francisco J Marques.

A procuradora do MP, Ana Pais, considera que ficaram provados três crimes cometidos por Francisco J Marques, mas deixou a definição da pena “à consideração do tribunal”, atendendo “à ausência de antecedentes criminais” do arguido. Os três crimes relacionam-se com divulgação não consentida de correspondência.

No que se refere a Diogo Faria, diretor de conteúdos do canal dos dragões, que responde por um crime de violação de correspondência ou de telecomunicações e um crime de acesso indevido, a procuradora considerou que este terá ajudado Francisco J. Marques, mas defendeu que “o tribunal fará a qualificação dos factos”. A procuradora Pais considerou que Faria ajudou Marques a seleccionar e-mails.

A representante do MP deixou “à consideração do tribunal” uma eventual condenação de Júlio Magalhães, antigo diretor do Porto Canal, defendendo que este “nunca teve participação direta no conteúdo direto no programa, nunca teve conhecimento antecipado dos emails e não participou na sua seleção”.

Em causa estão mensagens tornadas públicas por Francisco J. Marques, em 2017 e 2018, no programa Universo Porto - de Bancada.

O diretor de comunicação portista e Diogo Faria têm alegado em tribunal que atuaram baseados no "interesse público" dos e-mails, que, no seu entender, mostrariam a existência de um "polvo" do Benfica no mundo do futebol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    24 jan, 2023 Paços 18:00
    Acho piada o MP colocar à consideração superior a condenação do Júlio Magalhães! Porque é que não pede a condenação? Começa-me a cheirar a esturro dentro do MP!

Destaques V+