Tempo
|
A+ / A-

Saúde mental

Programa combate depressão em pessoas com mais de 60 anos

21 jan, 2023 - 13:51 • Lusa

O objetivo é "capacitar os participantes para reconhecerem e corrigirem os seus padrões de pensamento automáticos e disfuncionais e o comportamento", uma estratégia que já está a ser aplicada na Alemanha com resultados positivos.

A+ / A-

Uma intervenção em grupo "criativa e inovadora" para combater a depressão em pessoas com mais de 60 anos está a ser aplicada no Hospital Garcia de Orta, em Almada (Setúbal).

Coordenado pela investigadora do Comprehensive Health Research Centre da Universidade de Évora (UÉ) Lara Guedes de Pinho, o "Treino Metacognitivo Para Pessoas Mais Velhas com Depressão (MCT-Silver)" pretende colmatar a falta de respostas não farmacológicas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para esta questão.

O objetivo do programa, segundo Lara Guedes de Pinho, é "capacitar os participantes para reconhecerem e corrigirem os seus padrões de pensamento automáticos e disfuncionais e o comportamento", uma estratégia que já está a ser aplicada na Alemanha com "resultados muito positivos".

"As pessoas com depressão tendem a focar-se em tudo aquilo que é negativo e ignoram o que é positivo", explicou a professora do Departamento de Enfermagem da UÉ.

Nesse sentido, após a realização de uma avaliação individual dos pacientes e de um conjunto de exercícios realizados pelo terapeuta, ocorre um momento de partilha entre todos os participantes do programa.

A coordenadora destacou o impacto "de poder haver esta partilha e de os participantes se identificarem também com os sentimentos de outros e perceberem que não estão sozinhos, que não são os únicos que têm aqueles sintomas".

De acordo com Lara Guedes de Pinho, "muitas vezes é a depressão que leva à dependência" das pessoas idosas e não a doença física.

Por exemplo, "a pessoa que fratura o colo do fémur e precisa de reabilitação após a operação, se tiver depressão, não vai ter motivação nenhuma" para reabilitar-se, ou seja, tem capacidade física para o fazer, "mas a depressão faz com que não tenha motivação nem vontade".

"Não foi a capacidade física que a impediu de voltar a ser independente, mas a capacidade mental e o facto de não ter vontade para a sua recuperação. Isto acontece com muitas patologias em que há possibilidade de reabilitar, mas a parte mental não permite. É isto que falta olhar no tratamento e reabilitação da pessoa. Temos de dar este passo", apontou.

Segundo o site da Organização Mundial de Saúde, a depressão afetava, em 2021, pelo menos 5,7% das pessoas com mais de 60 anos, números que serão "inferiores à realidade", uma vez que "muitas vezes a depressão não é logo diagnosticada" e os valores "aumentaram com a pandemia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+