Tempo
|
A+ / A-

reportagem

Mais 52 euros nos salários da Função Pública. “Vão para fruta”

20 jan, 2023 - 10:44 • Isabel Pacheco

O aumento de 52 euros é “positivo”, reconhecem os funcionários públicos, mas, tendo em conta a inflação, em “pouco ou quase nada” se vai traduzir ao final do mês.

A+ / A-

Em casa de Joana Marinho, técnica da Administração Pública, numa família de quatro, os cerca de 52 euros de aumento do salário não darão para “mais do que duas refeições mais os lanches”.

“É muito pouco para a situação em que estamos”, diz à reportagem da Renascença.

Já Luísa Peixoto, professora, faz as contas do supermercado. Os 50 euros de aumento salarial vão dar para poupar numa despesa semanal da mercearia que ronda “os duzentos euros”.

“Talvez dê para pagar a conta do leite”, atirou a docente.

Outra professora, Ana Marques também já tem destino para os 52 euros extra no ordenado: “Vão para fruta.”

"O aumento é pequeno”, mas que pode fazer a diferença "para famílias numerosas e de rendimentos muito baixos”. Ainda, assim, com o aumento do “aluguer de casa, 50 euros não dão para nada”.

Os trabalhadores da administração publica recebem, a partir desta sexta-feira, mais 52,11 cêntimos, aumento que abrange todos os funcionários públicos com salários até 2.612 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+