Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PGR pede ao TC que declare inconstitucional criminalização dos maus-tratos a animais

18 jan, 2023 - 17:04 • Marina Pimentel

A informação foi adiantada à Renascença pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A+ / A-

O Ministério Público (MP) já pediu ao Tribunal Constitucional (TC) que declare a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da criminalização dos maus-tratos a animais de companhia, o que obrigará à sua retirada do Código Penal.

A informação foi adiantada à Renascença pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os maus-tratos contra animais de companhia são crime desde 2014 e várias pessoas foram já condenadas em primeira instância.

No entanto, o Tribunal Constitucional tem vindo sucessivamente a anular essas condenações, com o argumento de que não têm cobertura constitucional.

Depois de três posições no mesmo sentido que apenas valem para o caso concreto, o Ministério Público pode pedir ao Tribunal Constitucional que decrete a inconstitucionalidade com carácter geral.

Se os juízes do Palácio Ratton aceitarem o pedido dos procuradores, o artigo que considera crime os maus-tratos aos animais de estimação é retirado do Código Penal.

A porta-voz do PAN considera que, caso a lei de proteção aos animais venha a ser declarada inconstitucional, será criada uma lacuna “absolutamente irresponsável”, defendendo que “Portugal não pode ser um país onde maltratar um animal é constitucional”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Inês de Sousa Real referiu que o seu partido não pode “compreender uma decisão desta dimensão, que põe em causa todo um regime de tutela de proteção aos animais que tem oito anos”.

A porta-voz do PAN alertou que, caso a lei venha a ser declarada inconstitucional, isso irá dar “a possibilidade aos agressores de virem a pedir a indemnização no caso de terem sido condenados” e deixará os “animais desprotegidos” e “sem qualquer regime”.

“Entendemos que não só o Ministério Público, como os juízes que têm vindo a proferir decisões no sentido de declararem inconstitucional a norma, têm feito uma leitura muito pouco atual da nossa Constituição e que é absolutamente irresponsável uma decisão que crie esta lacuna”, salientou.

A criminalização dos maus-tratos a animais de companhia é o tema em debate na edição do próximo sábado do programa Em Nome da Lei, que vai para o ar na antena da Renascença depois do meio-dia.

Há uma petição em curso para pedir aos deputados que clarifiquem a lei de maus tratos a animais de companhia. No próximo sábado, o IRA - Grupo Intervenção e Resgate Animal também realiza uma manifestação.

[notícia atualizada às 18h50]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Armanda Vascon
    20 jan, 2023 Lisboa 11:48
    É deprimente, para quem tem princípios e uma boa formação moral, sentir que estamos num país que cobardemente despreza os direitos dos Animais. Não quero ter de admitir que o meu País, afinal não passa de um país que se rege pelas normas do atraso e da crueldade. Que grande deceção e que grande injustiça, se essa inconstitucionalidade possa anular uma Lei tão importante e digna. Revoltante ver este País a andar para trás. Que tristeza e que deceção.

Destaques V+