Tempo
|
A+ / A-

​Vários detidos na Operação Cryptostorm

18 jan, 2023 - 19:39 • Ricardo Vieira

A investigação internacional teve como alvo uma plataforma comercial de troca de criptomoedas, denominada Bitzlato.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) anuncia a detenção de vários suspeitos no âmbito da Operação Cryptostorm, uma investigação internacional que contou com a colaboração das autoridades portuguesas.

As detenções aconteceram nos Estados Unidos e na Europa. A investigação teve como alvo uma plataforma comercial de troca de criptomoedas, denominada Bitzlato.

Em causa estão suspeitas de criminalidade organizada, cibercriminalidade e branqueamento de capitais.

O objetivo do grupo passava por “converter ativos criptográficos como bitcoins, athereum, litecoins, bitcoin cash, dash, dogecoins e USDT, em rublos”.

A investigação suspeita que a Bitzlato “tenha sido utilizada para branqueamento de capitais, provenientes de atividades ilícitas, tais como ciberataques, fraudes, vendas fraudulentas em mercados darknet, ransomware e outros tipos de crime.

As detenções foram realizadas nos Estados Unidos e na Europa. Um dos suspeitos residiu em Portugal e as suas atividades foram investigadas, adianta a PJ, em comunicado enviado à Renascença.

“A Operação Crypstostorm, coordenada a nível internacional pelas autoridades francesas, foi o culminar de alguns meses de cooperação internacional, permitindo a identificação e localização de vários suspeitos, um dos quais a residir em Portugal.”

Além das detenções, nas várias buscas domiciliárias foi apreendido um “valor elevado em criptoativos e um acervo relevante de dados que permitirão determinar a total abrangência dos factos, recolha de prova e cabal incriminação dos autores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+