Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores.

Governo propõe quadros de zona pedagógica mais pequenos e vinculação de 10 mil professores

18 jan, 2023 - 11:59 • Cristina Nascimento com Redação

Ministro da Educação em conferência de imprensa diz que este ano serão vinculados, no mínimo, mais de 10 mil professores.

A+ / A-

O Governo propõe aos sindicatos de professores reduzir a dimensão geográfica das áreas em que os docentes são colocados.

De acordo com o ministro da Educação, a ideia é que se passe de 10 quadros de zona pedagógica para 63. Em 95% dos casos terão distâncias máximas de 50 quilómetros.

"A redução das dimensões das áreas geográficas em que os professores são colocados é uma prioridade. Atualmente, os professores de quadro de zona pedagógica são obrigados a deslocar-se em zonas que distam entre 157 km e 244 km, podendo, em anos sucessivos ser colocados em qualquer escola dentro destas regiões, com as deslocações que tal comporta", explicou João Costa.

O ministro disse também que o ministério vai vincular já este ano, no mínimo, mais de 10 mil professores e anunciiou novas regras para a vinculação que, assegura, vai diminuir a precariedade.

A tutela quer que "todos os professores que já acumularam 1.095 dias de serviço e que, neste ano letivo, têm um horário completo" passem a efetivos. Já quanto aos que estão a dar aulas, mas sem horário completo, João Costa explicou que vão passar a estar sujeitos a uma "vinculação dinâmica": quando atingirem o equivalente a três anos de serviço com horário completo podem vincular.

Também em resposta às reivindicações sindicais, João Costa anunciou um alívio do estrangulamento no acesso ao 5.º e 7.º escalões. Segundo o governante, até ao fim da legislatura 75% dos professores que reunirem essas condições terão acesso ao 5.° escalão e 58% ao 7.° escalão.

As medidas representam um impacto orçamental na ordem dos 100 milhões de euros, verbas que já tiveram o aval do ministro das Finanças, Fernando Medina.


[notícia atualizada às 15h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isto não é nada
    18 jan, 2023 5 de Out 15:32
    Só para Opinião Publica ver: o estrangulamento da carreira nos 5.º E 7.º escalões, não é para reduzir, mas para ELIMINAR. O resto é palha: ou já existe na função Pública, ou é uma diretiva de Bruxelas a que o governo tem de obedecer ou o País será multado. Se é só isto que propõe, não temos negócio.
  • É para continuar
    18 jan, 2023 Greve! 15:26
    Nem a brincar: não é do " alívio do estrangulamento no acesso ao 5º e 7º escalões" que os professores precisam mas do FIM DESSE ESTRANGULAMENTO, ponto final. O resto, são medidas ou que já existem no resto da Função Pública, ou exigidas por Bruxelas. Nada de novo e a greve é para continuar. O ministro brinca com os professores
  • Mário Rodrigues
    18 jan, 2023 Leiria 13:21
    É muito estranho que só 3 indivíduos se mantenham com o Costa, António, desde o início desta espécie de governo. Um deles é o Costa, João, mocinho-de-mão do Costa, António no projecto de destruição da escola pública... Os programas foram todos revogados! Só se "ensinam" aprendizagens essenciais"! É obrigatório passar todos os alunos! Quase não se fazem testes, provas globais ou exames, porque o Costa é contra a avaliação e contra o currículo! Maquilham-se os abandonos, para a estatística! Cantando e rinho, vão os Costas levando Portugal para a tumba!...

Destaques V+