Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Greve nas escolas

Conselho Nacional de Educação preocupado com atrasos na leitura e escrita dos alunos

18 jan, 2023 - 09:52 • Ana Fernandes

Domingos Fernandes lembra tempo "díficil" da pandemia e pede a Governo e sindicatos cedências de ambas as partes.

A+ / A-

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, está preocupado com os atrasos nas aprendizagens nas escolas, em particular a leitura e escrita dos mais novos.

Domingos Fernandes lembra, em declarações à Renascença, que os alunos estão a sair do “período difícil e complicado de pandemia” que “não facilitaram, pelo contrário, prejudicaram o desenvolvimento das aprendizagens”.

Neste contexto, e numa análise às greves dos professores, Domingos Fernandes espera que os protestos tragam mudanças no sentido de dignificar a carreira docente e solucionar "questões que estão inalteráveis há décadas".

Na opinião do presidente do CNE, é preciso "haver um compromisso e cedências de parte a parte" formula o desejo que os protestos dos docentes sejam "uma oportunidade de ultrapassar questões que não são novas".

Enquanto as soluções não chegam, reforça, os mais prejudicados são os mais novos.

Esta terça-feira há nova ronda negocial entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor.

Esta quarta-feira, está em curso a greve agendada por várias forças sindicais, entre as quais a Fenprof, para o distrito de Beja, bem como a greve ao primeiro tempo, marcada pelo STOP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+