Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuel Pizarro lamenta falha com grávida de Torres Vedras e não quer que a situação se repita

17 jan, 2023 - 11:08 • Carla Fino , Olímpia Mairos

A grávida foi encaminhada para o Hospital de Abrantes, com as urgências de obstetrícia encerradas. No total fez mais de 200 quilómetros até ser internada em Santarém.

A+ / A-

O ministro da Saúde lamenta a falha no atendimento de uma grávida de Torres Vedras, que foi encaminhada para o hospital de Abrantes cujas urgência obstetrícia estava encerrada.

Manuel Pizarro diz que o caso está a ser investigado e garante que acima de tudo é preciso que não se repita.

“Estamos a tratar, como o próprio INEM disse, de apurar a causa da falha e o que é aconteceu. Mais importante ainda do que apurar a causa da falha é garantir que ela não se repita”, disse o governante, à margem da sessão de encerramento das comemorações dos 30 anos do INFARMED, que decorrem esta terça-feira, em Lisboa.

Manuel Pizarro sublinhou ainda que “nos últimos fins de semana, esta é a única falha que nos foi reportada, quer pelos serviços, quer pela própria comunicação social”.

“A ocorrência de uma falha é uma falha a mais. Mas, apesar de tudo, estamos a falar de uma falha em muitos milhares de atendimentos”, rematou.

Uma grávida de Torres Vedras foi encaminhada, no domingo à noite, para o Hospital de Abrantes, apesar de aquela unidade hospitalar ter as urgências obstétricas encerradas.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o INEM confirma que, “por lapso do CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], uma grávida foi orientada para o Hospital de Abrantes”.

Por sua vez, a Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste já disse ser lamentável que as grávidas continuem a colocar a vida em risco.

À Renascença, o presidente Vítor Dinis fala em indignação pelo serviço de obstetrícia estar encerrado no Hospital das Caldas da Rainha, defendendo que “é um serviço de excelência e um dos melhores do hospital”.

O INEM está a investigar as circunstâncias que levaram a que uma grávida de Torres Vedras fosse encaminhada para o Hospital de Abrantes, com as urgências de obstetrícia encerradas. No total fez mais de 200 quilómetros até ser internada em Santarém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+