Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPMA

Vem aí mais frio, chuva e ondas até 14 metros. A culpa é da depressão Fien

16 jan, 2023 - 19:40 • Lusa

A Proteção Civil pede à população para que adote medidas preventivas para se defender da "descida significativa da temperatura", acompanhada de precipitação no Minho e Douro Litoral e neve nas terras altas.

A+ / A-

A depressão Fien chegou esta tarde a Portugal Continental e será responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, prevendo-se frio, chuva e agitação marítima.

"O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo", descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), num comunicado publicado na sua página da Internet.

Para esta segunda-feira, está prevista a ocorrência de períodos de chuva no continente, em particular nas regiões Norte e Centro, "passando a regime de aguaceiros na terça-feira".

Também para terça-feira, prevê-se a queda de neve acima dos 800/1.100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

A temperatura também irá "descer significativamente entre terça e quinta-feira, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5 graus, sendo entre -5 C a 0º no interior Norte e Centro e entre 5 C e 8ºC no litoral da região Sul.

Ondas e vento forte motivam avisos

Também para esta segunda-feira, o IPMA indicou que os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho a partir de terça-feira à noite devido à agitação marítima.

Estes sete distritos, que estão sob aviso laranja, vão passar a aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, a partir das 21h00 de terça-feira e até às 6h00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima forte até às 18h00 de terça-feira passando depois a aviso laranja até às 00h00 de quinta-feira.

Sob aviso laranja estão ainda os distritos de Castelo Branco e da Guarda devido à previsão de vento de oeste com rajadas até aos 120 quilómetros por hora nas terras altas entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 21h00 de hoje e as 3h00 de terça-feira por causa do vento forte, prevendo-se rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Chuva e neve a norte

Os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Porto, Viseu e Bragança estão igualmente sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima de 800/1.000 metros, descendo a quota para os 500/700 metros entre as 6h00 de terça-feira e as 3h00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido à previsão de chuva por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas entre as 00h00 e as 3h00 de terça-feira.

Por causa do estado do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu no sábado à população para que adote medidas preventivas para se defender da "descida significativa da temperatura", acompanhada de precipitação no Minho e Douro Litoral e neve nas terras altas, a partir de hoje.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+