Tempo
|
A+ / A-

Football Leaks. Rui Pinto conhece sentença a 28 de abril

16 jan, 2023 - 17:57 • Rosário Silva , com Lusa

Defesa do pirata informático reconhece que pena suspensa é suficiente. Rui Pinto, de 34 anos, responde por um total de 90 crimes.

A+ / A-

O acórdão do processo Football Leaks vai ser lido no dia 28 de abril. A data foi conhecida esta segunda-feira, dia em que a defesa de Rui Pinto apresentou ao tribunal as razões que considera que não devem levar à sua condenação.

À saída do Campus da Justiça, em declarações aos jornalistas, o advogado do pirata informático, Francisco Teixeira da Mota reconheceu que “efetivamente houve prática de alguns crimes. Não aquela quantidade enorme, mas houve. Tendo em conta isso, é mais sensato dizer que foram praticados e reconhecer que o sistema legal tem de sancionar".

“Não ia pugnar pela absolvição, não faria sentido. Uma pena suspensa será suficiente”, alegou o advogado, lembrando que Rui Pinto está pela primeira vez a ser julgado.

Rui Pinto, de 34 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada.

Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 7 de agosto de 2020, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

O Ministério Público (MP) pediu a condenação a pena de prisão de Rui Pinto, criador da plataforma eletrónica 'Football Leaks', por 89 dos 90 crimes de que está acusado no processo.

Nas alegações finais do processo, que começou a 4 de setembro de 2020, Marta Viegas, procuradora do MP, considerou que o único crime não provado foi o de sabotagem informática à SAD do Sporting.

Marta Viegas considerou também provado que o outro arguido do processo, o advogado Aníbal Pinto, deve ser condenado pelo crime de extorsão na forma tentada, pelo qual está acusado.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+