Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores

"Muito insuficiente". Propostas do Governo não convencem FNE

15 jan, 2023 - 22:00 • Anabela Góis , João Malheiro

O secretário-geral da FNE aponta, ainda, que o Governo já propunha medidas semelhantes, em setembro, e que, as intenções do Ministério conhecidas este domingo, "não trazem nada de novo".

A+ / A-

O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) considera que as propostas que o Governo vai levar à mesa das negociações com os sindicatos dos professores são "muito insuficientes".

O Ministério da Educação admite vincular professores ao fim de três contratos, segundo confirmou a Renascença junto de fonte do Governo. O Executivo deverá ainda ir mais longe na proposta de reconfiguração dos quadros de zona pedagógica e admitir abrir lugares de quadros de escola para fixar professores.

À Renascença, João Dias da Silva refere que estas propostas "ainda não tocam em algumas questões que consideramos essenciais".

"Não podemos limitar a negociação à questão do desenvolvimento dos concursos. Quando se fala em três contratações sucessivas, de quanto tempo estamos a falar? É pouco", diz.

O secretário-geral da FNE aponta, ainda, que o Governo já propunha medidas semelhantes, em setembro, e que, as intenções do Ministério conhecidas este domingo, "não trazem nada de novo".

"Aquilo que fomos dizendo é que apostávamos num processo negocial, mas estamos reféns de um processo que é estendido no tempo e inconclusivo. Não estamos a caminhar no sentido de uma verdadeira negociação", afirmou, também, admitindo novas formas de contestação.

Estas propostas do Governo surgem um dia depois de uma manifestação de milhares de professores, em Lisboa, onde se ouviram pedidos de demissão do ministro João Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ex-professor
    16 jan, 2023 Felizmente 10:43
    O que o ministro propõe, não só já existe há muito tempo na função pública, como é uma diretiva da UE já vinda no ano passado em que Bruxelas até ameaçou Portugal com multa, se tal não fosse cumprido. O ministro quer matar não dois mas três coelhos com uma cajadada: cumprir uma diretiva de Bruxelas, ludibriar os professores "oferecendo" o que ia ter de dar, e passando para a opinião pública a ideia que está a negociar, quando não está. Não é nada parvo, o tipo. Mas nós também não
  • Olha quem fala!
    15 jan, 2023 Também! 23:27
    A FNE ainda existe? É que têm estado tão caladinhos até agora, que pensei que tinham ido de férias para o Largo do Rato, nº2, 1269-143 Lisboa (Sede do PS)

Destaques V+