Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Negociações com professores devem incluir Ministério das Finanças, defendem diretores

12 jan, 2023 - 14:39 • Carla Fino

À Renascença, Filinto Lima diz que em cima da mesa devem estar os "reais problemas dos professores" e não questões já desmentidas pela tutela como a hipótese de serem as autarquias a contratar docentes.

A+ / A-

É uma luta que está ao rubro, e um braço de ferro que terá de ser resolvido no mais curto espaço de tempo. A escola precisa de "paz e estabilidade" no contexto de uma greve "atípica e por tempo indeterminado", defende a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas face à atual tensão entre professores e Governo.

Filinto Lima considera que, a bem da escola pública, as negociações terão de incluir outro Ministério para além da tutela e dos sindicatos: também o das Finanças terá de ser chamado à mesa das negociações, isto porque acima de tudo está em causa o investimento na escola pública.

"Esta solução passará de facto por uma reunião entre duas partes - a tutela e os sindicatos - mas é preciso não esquecer que neste encontro tem de estar, na nossa opinião, quase que obrigatoriamente uma entidade muito importante que é o Ministério das Finanças, porque de facto esta questão passa por um investimento forte na escola pública e nos seus recursos humanos, leia-se professores e pessoal não docente", indica à Renascença.

Para o presidente da Associação Nacional de Agrupamentos e Escolas Públicas, mais do que discutir "algo que o ministro [da Educação] já desmentiu e que foi aproveitado pelos sindicatos, que foi a hipótese de serem as comunidades intermunicipaís a contratarem os professores", em cima da mesa devem estar "os reais problemas dos professores".

A questão de as autarquias passarem a contratar professores "poderá ser um problema dos sindicatos", indica Filinto Lima, mas "os dos professores são outros".

Entre elas conta-se "o atual modelo de desempenho docente e dos diretores", que é "aberrante e muito injusto", bem como "a falta de apoio aos professores que estão a centenas de quilómetros de casa".

Estes são problemas que os docentes enfrentam há anos e que, na opinião do dirigente, levaram a uma divisão entre os sindicatos.

"Ao contrário do que todos julgavam e do que se dizia, que a classe docente não é uma classe unida, a classe docente está a demonstrar que é muito unida. Mas de facto, é uma luta genuína que vai para além dos sindicatos que estão a fazer os protestos em cada escola e em cada região", defende Filinto Lima.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isidro Beleza
    12 jan, 2023 Castelo de Paiva 17:19
    Trata-se, uma vez mais, de um ótimo artigo, em que o Prof. Filinto Lima coloca, em cima da mesa, os verdadeiros problemas com que se defrontam os docentes, objetiva, concreta e racionalmente - avaliação, tempo integral da contagem do tempo de serviço, dignificação da carreira, co-responsabilização do Ministro das Finanças, o que determina, desde logo, a assunção de uma tomada de um decisão governativa - única forma de colocar um fim a uma greve com contornos de uma imprevisibilidade sem termo e prejudicial para os alunos, famílias e o próprio Governo e, acima de tudo, para o País. Diálogo e bom senso de todas as partes é que se exige, dignificando e honrando os principais intervenientes.

Destaques V+