Tempo
|
A+ / A-

Operação Vórtex. Presidente da Câmara de Espinho aguarda medidas de coação

11 jan, 2023 - 08:31 • Olímpia Mairos , com redação

Além dos cinco detidos, está também a ser investigado o alegado envolvimento do vice-presidente do PSD, Joaquim Pinto Moreira.

A+ / A-

Os cinco detidos no âmbito na operação Vórtex vão ser presentes, esta quarta-feira, a juiz no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para conhecerem as medidas de coação.

Os cinco detidos - entre eles o presidente da Câmara de Espinho - passaram a noite nas instalações da Polícia Judiciária, também no Porto.

Estão indiciados pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.

“A investigação versa sobre projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos”, adiantava o comunicado da Polícia Judiciária.

Além dos cinco detidos, está também a ser investigado o alegado envolvimento de um vice-presidente do PSD. A investigação começou em 2018, quando o social-democrata Joaquim Pinto Moreira era presidente da Câmara Municipal de Espinho.

Pinto Moreira é agora deputado e, por esta razão, o Ministério Público já pediu o levantamento da imunidade parlamentar. Para já, o vice do PSD não é arguido, mas a casa do ex-autarca foi alvo de buscas e o próprio confirma que viu apreendidos um computador e um telemóvel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+