Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morte de Rosalina Ribeiro. Afastada juíza que ia julgar Duarte Lima

11 jan, 2023 - 16:44 • Redação

Tribunal da Relação aceitou o pedido de recusa de magistrado apresentado pela defesa do antigo político.

A+ / A-

A juíza que ia julgar Duarte Lima pelo homicídio de Rosalina Ribeiro foi afastada do processo.

O Tribunal da Relação aceitou o pedido de recusa de magistrado apresentado pela defesa do antigo político. Em causa estava o facto de a juíza do Tribunal de Sintra ter já dito a Duarte Lima que estava convencida de que ele seria condenado, na altura em que lhe aplicou uma medida de coação.

Para a Relação está posta em causa a imparcialidade da magistrada, numa altura em que o julgamento ainda nem sequer começou. Agora, o processo vai voltar a ser distribuído por outro juiz.

Rosalina Ribeiro foi assassinada há mais de 13 anos, perto do Rio de Janeiro. As autoridades brasileiras acusaram o advogado e ex-deputado de homicídio para alegadamente se apropriar de cerca de cinco milhões de euros depositados numa conta na Suíça, mas que o arguido alegou serem honorários.

Os factos remontam a 7 de dezembro de 2009, altura em que Rosalina, que tinha como advogado Duarte Lima no processo de herança de Tomé Feteira, foi morta a tiro, tendo o corpo desta sido encontrado na berma de uma estrada em Maricá.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+