Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve de tripulantes da TAP é "muito negativa", diz Associação de Turismo de Lisboa

10 jan, 2023 - 20:02 • Ana Carrilho , Diogo Camilo

Paralisação vai durar sete dias, entre 25 e 31 de janeiro. Apesar de serem os meses mais fracos em termos turísticos, associação lembra que turistas de países distantes como os EUA, Canadá ou Brasil têm cada vez mais peso.

A+ / A-

O presidente da Associação de Turismo de Lisboa considera que a greve de sete dias dos tripulantes da TAP, entre 25 e 31 de janeiro, é “muito negativa”, especialmente numa altura de recuperação da atividade turística.

Em declarações à Renascença, Vítor Costa explica que, apesar de janeiro e fevereiro serem os meses mais fracos em termos turísticos, ganham cada vez mais peso os turistas que vêm de países distantes como os EUA, Canadá ou Brasil e que geram uma receita mais alta.

“É sempre negativo, especialmente numa altura em que estamos num percurso de recuperação relativamente aos anos da pandemia e com muitas ameaças, como a inflação, a subida das taxas de juro, a guerra”, diz.

Para o presidente da ATL, a greve convocada pelo Sindicato do Pessoal de Voo e da Aviação Civil é um conflito laboral que tem que ser resolvido entre a TAP e os seus trabalhadores, eventualmente com a intervenção da tutela.

Vítor Costa diz compreender o protesto, à luz das muitas más notícias que se ouvem todos os dias envolvendo a companhia aérea. “É evidente que nós também olhamos para a situação geral, vemos tanta coisa relacionada com a TAP e são argumentos para dizer: ‘Há para uns, não há para outros’. É uma conjuntura que não ajuda, mas é um problema entre as partes”, afirma.

À greve de sete dias convocada pelo SNPVAC junta-se uma outra, a 8 e 9 de dezembro do ano passado, em que os dois dias de paralisação custaram à companhia oito milhões de euros e levaram ao cancelamento de 360 voos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+