Tempo
|
A+ / A-

Funcionários judiciais duvidam que haja 200 candidatos às vagas anunciadas pela ministra

10 jan, 2023 - 21:11 • Lusa

Sindicato admite endurecer a luta se não houver "resposta cabal" aos problemas.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) manifestou hoje dúvidas de que haja candidatos para preencher as 200 vagas para oficiais de justiça hoje anunciadas e admitiu endurecer a luta se não houver "resposta cabal" aos problemas.

"A senhora ministra não responde como é que vai arranjar forma de ter candidatos para preencher essas vagas que agora apresenta. São destinados especialmente às comarcas de Lisboa e não vejo que haja candidatos a ganhar menos de 800 euros e vir trabalhar para Lisboa", disse António Marçal, presidente do SFJ, à saída da cerimónia de abertura do ano judicial no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa.

Segundo o dirigente sindical, o reforço de meios humanos agora anunciado, e que se prevê que apenas esteja ao serviço em 2024, "é mais um "fait divers" da senhora ministra da Justiça".

"Vamos continuar na mesma, sem meios, sem recursos. A senhora ministra fala muito de tecnologias, de interfaces, mas aquilo que é importante, que são as pessoas, que são os meios, vamos esperar para ver, mas não me parece que aquilo que a senhora ministra da Justiça apresentou venha resolver aquilo que o sistema de Justiça precisa", criticou.

António Marçal garantiu que a "luta vai endurecer se não houver uma resposta cabal àquilo que são as exigências" dos funcionários judiciais, nomeadamente as progressões na carreira, remuneração e revisão do estatuto profissional.

Num balanço dos plenários de protesto convocados pelo sindicato e que decorreram hoje em todo o país à hora da cerimónia de abertura do ano judicial, António Marçal referiu ter já recebido relatos e vídeos demonstrativos da degradação dos edifícios judiciais, dando o exemplo do tribunal de Almada, "onde correm pelas escadas detritos de saneamento".

"A senhora ministra fala em muitos milhões, mas depois, nas pequenas coisas, no dia a dia, não vemos que... essa aposta na tecnologia é importante, mas sem haver uma aposta naquilo que é infraestrutural não vamos lá", alertou.

Aproveitando a cerimónia agendada para hoje, um pequeno grupo de funcionários judiciais manifestou-se diante do Supremo Tribunal de Justiça, em protesto contra a estagnação das carreiras e outras reivindicações que tem sido "ignoradas" pelo Ministério da Justiça.

Marçal confirmou ainda que se mantém a greve entre 15 de fevereiro e 15 de abril que vai abranger audiências de julgamento/diligências de arguidos não privados da liberdade, greve aos atos contabilísticos, greve aos registos estatísticos no "Citius" e greve à confirmação dos pagamentos aos advogados no âmbito do apoio judiciário.

A esta greve aderiu também o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+