Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Previsões apontam para ondas até aos 15 metros no fim de semana

06 jan, 2023 - 13:53 • Carla Caixinha

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias.

A+ / A-

A Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para agravamento da agitação marítima em Portugal Continental a partir de sábado.

As previsões apontam para um agravamento entre as 18h00 de amanhã, 7 de janeiro, e as 18h00 da segunda-feira, 9 de janeiro.

“A agitação será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros”, pode ler-se no comunicado enviado à redação.

A comunidade piscatória e náutica de recreio e aconselhada a o regressar ao porto de abrigo mais próximo e a adotar de medidas de precaução.

É também recomendado “o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”.

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+