Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuno Crato defende que "alunos são os esquecidos" das greves dos professores

03 jan, 2023 - 19:53 • Maria João Costa com Redação

Ex-ministro da Educação alerta que os dois anos de pandemia trouxeram "perdas de aprendizagem inevitáveis que não conhecemos".

A+ / A-
Nuno Crato à Renascença sobre a greve dos professores e as perdas de aprendizagens dos alunos, devido à pandemia

Nuno Crato, antigo ministro da Educação, defende que "os alunos são muitas vezes os esquecidos" das greves dos professores.

O início do segundo período de aulas nas escolas foi marcado pelo encerramento de vários estabelecimentos. Em causa, a greve de professores convocada por vários sindicatos. O Sindicato independente de Professores e Educadores fala numa adesão de 80%, esta terça-feira.

À Renascença, Nuno Crato, antigo ministro do Governo de Passos Coelho, refere que são os alunos "que devem estar à frente das preocupações de todos nós".

"Nestes debates, muitas vezes o que se fala são de outros assuntos, também importantes, mas não tão importantes quanto os alunos e o seu futuro", considera.

Nuno Crato alerta que os dois anos de pandemia trouxeram "perdas de aprendizagem inevitáveis que não conhecemos".

Para o especialista, estas perdas têm de ser enfrentadas, mas lamenta "que estejamos cego sobre qual é a realidade dos jovens".

"Aquilo que não aprenderam, vai fazer-se sentir mais tarde. É possível que tenham uma aprendizagem coxa. É por isso que é necessário fazer um diagnóstico rigoroso. Infelizmente, em Portugal, não o fazemos", aponta, ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • idalina magalhaes
    03 jan, 2023 Carcavelos 21:28
    Professor, estou plenamente de acordo consigo!Desde quando o professor( que não exerce há muitos anos) Mário Nogueira se preocupou ou preocupa com os alunos?A gritaria, as ameaças e a arruaça são as suas armas!...
  • idalina magalhaes
    03 jan, 2023 Carcavelos 21:28
    Professor, estou plenamente de acordo consigo!Desde quando o professor( que não exerce há muitos anos) Mário Nogueira se preocupou ou preocupa com os alunos?A gritaria, as ameaças e a arruaça são as suas armas!...
  • Ao fim-de-semana
    03 jan, 2023 ou de luto 20:48
    quando se faz uma greve, além de se perder o vencimento desses dias - e que muita falta faz - claro que a greve tem de prejudicar alguém. Arranjem um processo de uma greve de professores não prejudicar alunos, - e ideias não faltam, desde os professores irem trabalhar de luto (Lol), ou fazerem greve nas férias escolares e nos fins-de-semana (super Lol) - e só prejudicar o governo. fico à espera de novidades

Destaques V+