Tempo
|
A+ / A-

Parte da muralha da Fortaleza de Valença cedeu

01 jan, 2023 - 15:25 • Lusa

A Fortaleza de Valença, no distrito de Viana do Castelo, está classificada como Monumento Nacional desde 1928 e o mau tempo deverá ser o motivo pelo qual parte da muralha cedeu, avançou aquele responsável.

A+ / A-
Parte da muralha da Fortaleza de Valença cedeu hoje, estando no local o coordenador municipal da Proteção Civil e o presidente da autarquia, revelou fonte do comando nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
"Às 13:59 recebemos a informação de ter cedido parte da muralha da Fortaleza de Valença, estando no local a acompanhar a situação o coordenador municipal da proteção civil, assim como o presidente da câmara", disse à Lusa o porta-voz da ANPC.

A Fortaleza de Valença, no distrito de Viana do Castelo, está classificada como Monumento Nacional desde 1928 e o mau tempo deverá ser o motivo pelo qual parte da muralha cedeu, avançou aquele responsável.

Já num balanço feito à Lusa, cerca das 15:00, pelo responsável da Proteção Civil local, Eduardo Afonso, foi referido que "outras partes da muralha estão em risco".

"Prevê-se que venha a cair mais uma parte. Estamos a tentar fazer o possível, mas é muito difícil. Temos mais uma frente em risco e as terras estão muito moles", disse o responsável.

Eduardo Afonso apontou que a equipa de Proteção Civil de Valença está a "balizar o terreno de forma a evitar que curiosos se aproximem do local" e que aguarda melhores condições meteorológicas para efetuar trabalhos de contenção, mas que nenhum outro edifício próximo está atualmente em risco.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Também em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, disse que pondera "já amanhã [segunda-feira] pedir ajuda à Direção Geral da Cultura do Norte", estimando que a autarquia venha a necessitar de apoios para a reconstrução da muralha.

"Esta fortaleza é nosso ex-líbris. É o cartão-de-visita de Valença. Aliás, está a ser preparada uma candidatura a Património da Humanidade", recordou o autarca.

José Manuel Carpinteira aproveitou para apelar à população para que não se dirija à fortaleza e cumpra os conselhos de segurança da Proteção Civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+