Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guardas prisionais

Greve dos guardas da prisão anexa à PJ alargada à prisão de Monsanto

31 dez, 2022 - 20:53 • Lusa

Pré-aviso de greve no estabelecimento prisional anexo à PJ, em Lisboa, que teve início no dia 19 de dezembro e deveria terminar hoje, foi renovado até 31 de janeiro.

A+ / A-

A greve dos guardas prisionais do estabelecimento anexo à sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, foi prolongada mais um mês e passa também a abranger os guardas da prisão de Monsanto, também na capital.

De acordo com o coordenador de Lisboa do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Frederico Morais, em declarações à Lusa, o pré-aviso de greve guardas prisionais em funções no estabelecimento prisional anexo à PJ, que teve início no dia 19 de dezembro e deveria terminar hoje, foi renovado até 31 de janeiro e passa também a abranger os guardas do estabelecimento especial de alta segurança de Monsanto.

Nesta greve, está em causa a segurança e as condições de trabalho do corpo da guarda prisional.

Em declarações à Lusa em 20 de dezembro, Frederico Morais deixou duras críticas à diretora da cadeia anexa à PJ, Fátima Corte, e à sua recondução por mais três anos pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

“Houve um princípio de motim em outubro e teve de ir o Grupo de Intervenção e Segurança Prisional para repor a ordem. O motim foi provocado por falta de comida e a diretora na semana seguinte encomendou pizzas para presos selecionados”, referiu o coordenador sindical para Lisboa e as regiões autónomas.

Ainda segundo o responsável, em outubro foi marcada uma greve de uma semana por causa da falta de organização e segurança do estabelecimento prisional”, mas não “resultou em nada”.

O sindicalista afirmou que a cadeia regista atualmente uma situação de sobrelotação, uma vez que “serve para 116 pessoas e está com cerca de 160”, esclarecendo que apenas estão alocados 27 guardas àquele estabelecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+