Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Covid-19 e China. Plano do Governo está “pronto” a adotar "se necessário", diz Pizarro

30 dez, 2022 - 15:17 • Pedro Mesquita

Para já, Portugal não vai seguir o exemplo de Itália e Espanha, países que tornaram obrigatório o teste à Covid-19 para passageiros provenientes da China. Mas, em declarações à Renascença, o ministro da Saúde garantiu que o Governo está preparado e tem um plano já pronto a ser ativado "se necessário".

A+ / A-
SEX PIZARRO 18H

O Governo já tem “um plano pronto” a adotar "se for necessário" algum tipo de controlo dos passageiros oriundos da China, devido à Covid-19, adiantou Manuel Pizarro, ministro da Saúde, em declarações à Renascença esta sexta-feira à tarde.

Os ministérios da Saúde, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros, têm pronto um plano a se for necessário e quando for necessário um plano de controlo dos passageiros oriundos da China. Mas temos de atuar nesta fase de uma maneira preventiva e não de uma maneira alarmista", disse.

De acordo com o governante, neste momento é importante atuar de “maneira preventiva e não de uma maneira alarmista”.

A cada semana, só há um voo direto da China para Portugal – uma situação muito diferente da de Espanha ou Itália, países que anunciaram esta semana que vão passar a realizar controlos nos aeroportos aos passageiros oriundos da China, tornando os testes obrigatórios.

"Espanha tem múltiplos voos diários diretos da China, para Madrid e para Barcelona. A situação portuguesa é muito distinta dessa. E até diria que, direta ou indiretamente, nós seremos beneficiários de todas as medidas de controle que sejam adotadas por outros países do nosso espaço geopolítico, nomeadamente, do espaço Schengen. Nós estamos a acompanhar as medidas com muito cuidado, muita monitorização, muita segurança para os portugueses, mas sem gerar alarmismos que, nesta fase, não se justificam”, disse Pizarro.


O ministro da Saúde admitiu ainda já ter conversado “horas” com a congénere espanhola, mas apenas por uma questão de coordenar esforços.

Manuel Pizarro reiterou ainda o apelo à vacinação contra Covid-19, salientando que quase três milhões de pessoas já receberam a dose de reforço sazonal, e ao uso de máscara por quem estiver com uma infeção respiratória.

A Comissão Europeia reconheceu hoje o aumento “alarmante” de casos de Covid-19 na China e recomendou medidas de vigilância aos Estados-membros, como a sequenciação de amostras.

Numa carta enviada aos ministros da saúde dos 27 países da União Europeia e citada pela Europa Press, a Comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, diz que Bruxelas está “atenta aos desenvolvimentos”, assume que é necessário estarem preparados, embora, por enquanto, não existam medidas comuns.

Também a Direção-Geral da Saúde, no seu relatório semanal sobre os vírus respiratórios, reconhece que o aumento do número de casos diários de infeção por SARS-CoV-2 na China nos últimos dias é uma situação que “deve ser acompanhada de perto nas próximas semanas”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+