Tempo
|
A+ / A-

Maternidades encerradas no Ano Novo. Informação não está atualizada no portal do SNS

27 dez, 2022 - 10:28 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Ministério da Saúde garante que a situação vai ser corrigida.

A+ / A-

O Portal do SNS já está a corrigir informação sobre o funcionamento das maternidades, mas permanece com dados desatualizados. É este o site que o Governo recomenda que seja consultado pelas grávidas para saberem com o que podem contar.

Contactado esta manhã pela Renascença, o Ministério da Saúde garantia que a situação iria ser corrigida a qualquer momento.

Já está correta, por exemplo, a informação sobre o bloco de partos do Hospital São Francisco Xavier - em Lisboa - que irá permanecer de portas abertas durante o Ano Novo.

Mantém-se, contudo, a informação errada sobre o Hospital Amadora Sintra que tem no portal a indicação que irá estar encerrado a partir das 8 da noite de sexta-feira, o que não é verdade. Segundo fonte da direção executiva do SNS vai manter-se também aberto no Ano Novo.

Esta manhã, o portal indicava que o bloco de partos do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, fecha no próximo sábado, com o diretor do serviço de Obstetrícia, Fernando Cirurgião, a admitir que a informação podia levar ao engano algumas grávidas, tal como aconteceu no último fim de semana em que o bloco esteve, de facto, fechado, mas a informação só foi divulgada na véspera.

“A população neste momento está mais atenta a estas informações porque as informações foram mais divulgadas do que noutras ocasiões. E então, com alguma naturalidade, o movimento poderá estar mais reduzido”, antecipa.

No entanto, o responsável alerta que “isso não impede que algumas grávidas desconhecedoras se dirijam cá, como aconteceu no próprio dia 24, que nesse dia estaria mesmo não funcional a urgência do Hospital São Francisco Xavier, mas ainda assim, o número de grávidas que se dirigiu ao hospital foi de 18, dúzia e meia, e houve dois partos, um dos quais até foi considerado como o bebé do Natal, já que nasceu na noite de 24 para 25”.

O serviço de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier está aberto no próximo fim de semana, de acordo com o plano para o Ano Novo.

São cinco os blocos de partos que vão encerrar no próximo fim de semana. A lista foi divulgada pela direção executiva do SNS. Não recebem grávidas já a partir das 08h00 de sexta-feira. Os hospitais das Caldas da Rainha, Loures, Barreiro, Beja e Portimão, que só voltam a abrir os blocos de partos às 08h00 de dia 2 de janeiro, segunda-feira.

[notícia atualizada às 12h05]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+