Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo adverte que há "várias Odemiras" para as quais é preciso olhar

24 dez, 2022 - 13:15 • Lusa

No último ano surgiram denúncias de imigrantes em Odemira, concelho no distrito de Beja, a viver em condições deploráveis e "acorrentados" a redes de tráfico humano. Odemira tem uma das maiores comunidades de imigrantes do país, que, entre outras ocupações, trabalham na agricultura.

A+ / A-

O Presidente da República advertiu este sábado que há "várias Odemiras" espalhadas pelo país que necessitam de atenção e que a "inflação não é só números" e representa um corte nos salários de muitas pessoas.

"Os emigrantes são próximos nossos. Agora terminado este nosso encontro parto para Odemira. E vou a Odemira porque tinha prometido lá ir até ao fim do ano. Nós temos várias Odemiras no nosso país, todos os países infelizmente têm várias Odemiras, que têm aspetos positivos e aspetos complicados", sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a cerimónia de apresentação da "Luz da Paz de Belém", pelo Corpo Nacional de Escutas, em Lisboa.

Perante um grupo de escuteiros, o chefe de Estado disse que é necessário "ir a esses próximos, que vêm de não sei quantos países, falam não sei quantas línguas, têm não sei quantas culturas" e são "aqueles que mais necessitam".

Já a pensar no ano que aí vem, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma advertência: "Estas crises batem fundo, a inflação não é só números.".

"A inflação significa um corte nos salários, um corte nos rendimentos, um empobrecimento. E quanto mais alta for, maior é esse empobrecimento. Esses que sofrem são uns próximos que têm de estar muito próximos do nosso pensamento e da nossa ação", completou.

No último ano surgiram denúncias de imigrantes em Odemira, concelho no distrito de Beja, a viver em condições deploráveis e "acorrentados" a redes de tráfico humano. Odemira tem uma das maiores comunidades de imigrantes do país, que, entre outras ocupações, trabalham na agricultura.

Odemira é o maior concelho do país em 2020 a população emigrante representava 40% do total.

Também houve denúncias de comportamentos abusivos por parte de elementos da GNR de Odemira contra imigrantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    24 dez, 2022 ILHAVO 14:07
    E é só necessário "olhar" para aquela e todas as outras "Odemiras"? Gostava também de saber quais são os aspectos "positivos" (!) de tanto crime e pouca vergonha. Será por causa dos tais aspectos "positivos" (que mais ninguém vislumbra*) que nada se fez nem faz de imediato para acabar com aquela criminalidade organizada? [*A menos que se trate da possibilidade de produzir e exportar frutos e outros bens agrícolas com o mínimo custo e o máximo lucro recorrendo a trabalho escravo e, se possível, a de louvar publicamente tais produtores pelo seu relevante e patriótico serviço! Provavelmente, tais produtores tranquilizam a consciência com o facto de serem terceiros que praticam os principais crimes, dos quais vão no entanto beneficiando.]

Destaques V+