Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diretor-executivo do SNS admite encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023

22 dez, 2022 - 21:24 • Redação

Avaliação da estratégia para o Natal, Ano Novo e primeiro trimestre do próximo ano será determinante para o desfecho do processo.

A+ / A-

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, não exclui a possibilidade de serem encerradas algumas maternidades no próximo ano.

Em entrevista à RTP, o responsável reconhece que, apesar do plano para as urgências de ginecologia e obstetrícia, “estamos, ainda, a analisar o plano e muitos dos dados. Tenho andado no país e não é fácil, sobretudo quando vamos a regiões do interior e vemos as distâncias. Há situações em que as pessoas passam uma hora para chegar a um local. E, portanto, não é fácil tomar uma decisão desse tipo”.

Questionado, de forma mais direta, sobre a possibilidade de haver encerramento de blocos de partos, Fernando Araújo admitiu que “algumas poderão vir a ser encerradas”, mas faz depender esse cenário da avaliação que for feita dos resultados do plano para reorganizar as urgências de ginecologia e obstetrícia.

Seja como for, o diretor-executivo do SNS sublinha que, “no início do próximo, vamos ter de tomar algumas decisões nesse sentido.

Fernando Araújo admite que a estratégia do SNS para enfrentar as dificuldades nas urgências de obstetrícia e ginecologia nesta época festiva poderá ser prolongada no tempo.

"Este plano pode dar-nos essa capacidade de esses locais se manterem abertos, de terem uma resposta com qualidade e segurança. Não é um plano a curto prazo, é a médio prazo", disse o responsável.

"Até termos capacidade suficiente de médicos, quer para receber os recém-formados, quer para atrair novamente os especialistas que saíram do serviço público de saúde”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+