Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato Independente dos Médicos

Urgências. Esquema de Natal definido para a Grande Lisboa é "medida meramente paliativa"

19 dez, 2022 - 23:22 • João Malheiro

Jorge Roque da Cunha diz que "é um erro pensar-se que o problema cinge-se à época festiva" e que a proposta do Governa "não resolve o problema de fundo".

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considera que o esquema para a quadra festiva definido para os hospitais da Grande Lisboa trata-se de "uma medida meramente paliativa".

Seis hospitais da Grande Lisboa vão coordenar os seus serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia, durante o Natal e o Ano Novo, segundo a decisão do diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, ao que a Renascença apurou.

Quatro hospitais vão funcionar durante os dois fins de semana da quadra festiva, enquanto que o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital de Vila Franca de Xira vão alternar o funcionamento, no Natal e Ano Novo.

Em reação, à Renascença, o secretário-geral do SIM, diz que "é um erro pensar-se que o problema cinge-se à época festiva" e que a proposta do Governa "não resolve o problema de fundo".

"A questão é a falta de anestesistas obstetras no SNS. A questão é sempre a mesma. É a incapacidade que o Governo tem demonstrado em contratar e manter os médicos no SNS", aponta.

Jorge Roque da Cunha reconhece, no entanto, que a proposta é "bem intencionada" e que há "um esforço de melhor coordenação".

Mesmo assim, o sindicalista realça que os portugueses "pagaram impostos como nunca pagaram na vida que têm de ser feitos para investir" na Saúde.

"E, portanto, estas medidas de fechar num lado e abrir noutro, não criam uma solução em definitivo. Vão fingir que encontram uma solução e adiar o que é necessário", refere.

O secretário-geral do SIM ironiza ainda que Portugal está habituado a "soluções que são transitoriamente definitivas" e não vê medidas que permitam pensar que haverá uma resolução dos problemas.

"Vai piorar em vez de melhorar", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+