Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Saúde garante que "não vão faltar medicamentos essenciais" em Portugal

17 dez, 2022 - 17:14 • Redação

Apesar dos alertas dos hospitais, Manuel Pizarro diz que não há motivo para preocupações. A rutura de stocks de medicamentos essenciais não está no horizonte, segundo o Governo.

A+ / A-

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu este sábado que não vão faltar medicamentos essenciais em Portugal.

"Os portugueses podem estar tranquilos, não há nenhuma falta de medicamentos essenciais nos hospitais ou nas farmácias portuguesas", disse Pizarro aos jornalistas.

Numa altura de maior consumo por causa das infecções respiratórias e de menor capacidade de resposta por causa da guerra na Ucrânia tem havido rupturas sobretudo das formulações pediátricas.

Manuel Pizarro garante que a situação está a ser acompanhada, e não há motivos para preocupação.

Ainda assim, sublinhou que "temos de ter os maiores cuidados, nestes períodos em que havendo maiores situações de infecções respiratórias há mais necessidade de certo tipo de medicamentos".

Já em relação ao facto de desde o passado dia 15 de dezembro, a exportação de alguns medicamentos – antipiréticos e anti-inflamatórios – está dependente de autorização do Infarmed, Pizarro justificou com a necessidade de tomar precauções em relação a rupturas.

"Temos de tomar as medidas adequadas para garantir que em primeiro lugar estão protegidos os portugueses. A limitação de exportações quer dizer apenas isso, que nós não podemos correr o risco de permitindo certas exportações ter carência em Portugal", sublinhou.

Ainda assim, voltou no final a frisar que "não há nenhum motivo de alarme ou preocupação no nosso país" em relação

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+