Tempo
|
A+ / A-

Greve na CP. Constrangimentos antes e depois do Natal

16 dez, 2022 - 08:20 • Olímpia Mairos

Nos dias 23 e 26 de dezembro, a paralisação é total. Só 25% das viagens têm serviços mínimos assegurados.

A+ / A-

Para a época de Natal e Ano novo conte com constrangimentos na circulação de comboios, motivados pela paralisação dos trabalhadores.

A greve foi convocada por oito sindicatos que representam os trabalhadores e apenas foram fixados serviços mínimos para 25% das viagens programadas nos dias 23, 25 e 26 de dezembro e ainda 1 de janeiro de 2023.

Nos dias 23 e 26 de dezembro a greve será de 24 horas, com efeitos na véspera e no dia seguinte. Entre 23 de dezembro e 2 de janeiro decorre uma paralisação às horas extraordinárias.

Segundo o jornal ECO, a CP esteve reunida, esta quinta-feira, na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), mas a lista de comboios abrangidos nos serviços mínimos só será divulgada nos próximos dias.

A “atribuição de um prémio financeiro anual que compense a perda do poder de compra” ao longo de 2022, a “atualização do subsídio de alimentação”, o “fim da discriminação entre trabalhadores” e “entre sindicatos” além do “cumprimento do Acordo de Empresa em vigor”, são as reivindicações dos trabalhadores da CP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+