Tempo
|
A+ / A-

Cheias em Lisboa

Governo espera receber listagem de prejuízos do mau tempo na próxima semana

16 dez, 2022 - 12:29 • Manuela Pires , Teresa Paula Costa

Ministra Mariana Vieira da Silva diz que executivo tomará uma decisão ainda este ano relativamente aos apoios na sequência das cheias, de acordo com as informações que receber na próxima semana, e promete agilizar procedimentos.

A+ / A-

A ministra da Presidência espera na próxima semana receber já os primeiros dados sobre os prejuízos causados pela chuva forte e as cheias que atingiram o país, em particular a Grande Lisboa, nesta e na semana passada.

No debate desta sexta-feira, no Parlamento, o presidente do Chega, André Ventura, criticou o Governo pela demora em ajudar os comerciantes, alegando ser necessária muita burocracia.

Em resposta, Mariana Vieira da Silva disse que o Governo vai tentar agilizar os procedimentos.

"Durante a próxima semana receberemos um primeiro levantamento de danos que os municípios estão a fazer, e que ainda não fizeram, e ainda este ano, se recebermos esse levantamento, o Governo tomará uma decisão" quanto aos apoios a pagar, afirmou a ministra da Presidência.

Segundo Mariana Vieira da Silva, "caso os municípios não tenham a capacidade de fazer o levantamento, e isso pode acontecer, porque ainda neste momento temos territórios em que não é possível fazer levantamento de danos", a data apontada é 15 de janeiro.

Foi também esta a data indicada ontem pelo autarca de Oeiras para começar a compensar moradores e comerciantes afetados pelas inundações no concelho.

De qualquer modo, "procuraremos um sistema o mais simples possível que defenda os comerciantes, as famílias e os municípios", garantiu a ministra.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+