Tempo
|
A+ / A-

Todos os distritos a amarelo. Chuva e trovoada estão de volta

14 dez, 2022 - 06:59 • Redação com Lusa

Mais de 9.600 operacionais, apoiados por 3.322 veículos, estão em operações de limpeza.

A+ / A-

“Existe a previsão de um agravamento até às 18h00 e o IPMA já emitiu os avisos amarelos para precipitação”, alerta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“Prevê-se um agravamento da situação meteorológica, com chuva persistente e pontualmente forte, não estando descartados fenómenos de vento. A agitação marítima que se mantém forte em toda a linha costeira”, avançou o comandante André Fernandes.

Durante este período todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O IPMA colocou também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 4 a 4,5 metros.

Também o arquipélago da Madeira está com aviso amarelo por causa da agitação marítima, a partir das 9h00 de hoje e até às 00h00 de sexta-feira.

A ilha do Porto Santo, a costa sul, costa norte e as regiões montanhosa da Madeira estão também hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora até às 12h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

À Renascença, a Proteção Civil confirma, que nas últimas horas, não registou ocorrências significativas.

No total, 9.628 operacionais, apoiados por 3.322 veículos, estão em operações de limpeza.

Mais de três mil ocorrências e cerca de uma centena de desalojados é o balanço da Proteção Civil depois de ontem o mau tempo ter provocado vários estragos no país. Os distritos de Lisboa e Portalegre foram os mais afetados, com muitas casas, vias e estradas inundadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+