Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Padre Jardim Moreira diz que apoio extraordinário é "bem-vindo", mas não colmata dificuldades das famílias

14 dez, 2022 - 23:00 • João Malheiro

O padre Jardim Moreira pede que, para lá destes apoios, haja "intervenções estruturais", porque "a pobreza resolve-se com a inclusão das pessoas mais pobres na sociedade".

A+ / A-

O presidente da secção portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza diz que o apoio extraordinário de 240 euros, anunciado esta quarta-feira pelo Governo, é "bem-vindo", mas avisa que não colmata as dificuldades das famílias.

À Renascença, o padre Jardim Moreira admite "uma resposta pontual neste contexto mais difícil pode ser útil para algumas despesas correntes, ou uma pequena compra ou dívida".

"No entanto, sabemos que não é nenhuma resposta que resolva a vida das pessoas em dificuldade económica", realça, por outro lado.

Segundo o primeiro-ministro o apoio extraordinário começa a ser pago a partir de 23 de dezembro, em prestação única, pela Segurança Social.

O padre Jardim Moreira pede que, para lá destes apoios, haja "intervenções estruturais", porque "a pobreza resolve-se com a inclusão das pessoas mais pobres na sociedade".

"Não é só o Estado que vai acolher as pessoas, tem de ser a própria comunidade. Só se resolve a pobreza com um desígnio nacional".

O Natal dos portugueses terá, este ano, "mais restrições e limitações", reconhece o presidente da secção portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza, mas aponta que "o consumismo e a abundância nem sempre correspondem a verdadeira harmonia e paz dentro da família".

"O Natal cristão é a forma de viver e de estar e de partilhar", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+