Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem chumba criação de especialidade de Medicina de Urgência

12 dez, 2022 - 14:59 • Ricardo Vieira

A medida recebeu 51 votos contra e apenas 21 votos a favor.

A+ / A-

A proposta de criação da especialidade de Medicina de Urgência foi chumbada esta segunda-feira pelo Ordem dos Médicos.

A medida recebeu 51 votos contra e apenas 21 votos a favor.

A especialidade é apoiada por antigos e atuais diretores de serviços de urgência, mas considerada inoportuna pelos médicos de Medicina Interna.

Cinquenta e seis antigos e atuais diretores de serviços de urgência disseram na semana passada num manifesto que é indispensável a criação da especialidade face às “enormes insuficiências” da rede hospitalar.

Os signatários lembram que esta é uma especialidade com mais de 50 anos “presente na esmagadora maioria dos países da Europa, nos quais constitui um dos pilares fundamentais dos cuidados médicos”, mas que só agora os médicos portugueses “vão decidir da bondade da sua criação”.

Contudo, para a presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), a criação da nova especialidade é inoportuna.

Lélita Santos disse à Lusa que, “neste momento, não é oportuno [a criação da nova especialidade] e que há outras alterações e medidas estruturais que devem ser tomadas antes de se analisar a necessidade dessa especialidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+