Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo

"Estamos com receio desta noite". Lisboa prepara equipas de reforço após aviso laranja de chuva forte

12 dez, 2022 - 17:13 • Teresa Almeida com Redação

Diretora do serviço municipal de Proteção Civil aconselha a população a "evitar andar na rua", sendo de prever que haverá constrangimentos no trânsito da cidade: "muito provavelmente. Nós temos identificados os pontos negros de inundação da cidade e, portanto, todos eles estarão em monitorização".

A+ / A-

A Câmara Municipal de Lisboa aconselha precaução redobrada à população, na sequência do aviso laranja de chuva forte entre as 21h00 de hoje e às 09h00 de terça-feira.

"Estamos com receio desta noite", admite à Renascença a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins.

"Como temos vindo a fazer, e apesar de já ser a quarta noite das últimas seis em que temos este dispositivo montado. Quer dizer que os serviços municipais estão a reforçar as suas equipas e os seus meios", acrescenta a responsável.

Face às consequências expectáveis, caso se confirme o agravamento significativo das condições meteorológicas, Margarida Castro Martins aconselha a população a "evitar andar na rua", sendo de prever que haverá constrangimentos no trânsito da cidade: "muito provavelmente. Nós temos identificados os pontos negros de inundação da cidade e, portanto, todos eles estarão em monitorização. Ao mínimo indício que uma dessas vias possa vir a inundar-se, já estão preparados os condicionamentos de trânsito com os desvios a implementar pela Polícia Municipal".

Em cima da mesa está a possibilidade de encerramento preventivo dos três principais túneis rodoviários que já tinham sido cortados ao trânsito no sábado devido ao mau tempo, designadamente na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos e também o túnel do Marquês de Pombal.

Os serviços municipais e agentes da Proteção Civil estão a preparar as equipas de reforço e a monitorizar a situação relacionada com o estado do tempo, e será realizado, pelas 20h00, um ‘briefing’ do Centro de Coordenação Operacional Municipal, para decidir medidas mais concretas de prevenção nos locais.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa apela à população para que “tome precauções redobradas e siga os conselhos dos serviços municipais de Proteção Civil”, indicando que os agentes de Proteção Civil e os serviços operacionais municipais e das juntas de freguesia estão “de prevenção para a mais pronta resposta à cidade”.

O alerta da Câmara de Lisboa surge na sequência da informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu vários avisos para o distrito de Lisboa, nomeadamente aviso laranja para esta noite e a próxima madrugada, das 21h00 de hoje às 09h00 de terça-feira, com chuva por vezes forte acompanhada de trovoada, sendo o período mais crítico entre 00:00 e as 09:00 de terça-feira.

Até às 21h00 de hoje e na terça-feira, a partir das 09h00 até às 18h00, mantém-se a situação de aviso amarelo de precipitação, informou o município, acrescentando que há, ainda, aviso amarelo para agitação marítima para hoje, a partir das 07h20, e até terça-feira, às 06h00, “com ondas de oeste/sudoeste que podem atingir os quatro a cinco metros, e aviso amarelo de vento entre as 06:00 e as 12:00 de terça-feira, prevendo-se vento forte com rajadas que poderão atingir os 90 a 100 quilómetros por hora.

“Evite a zona ribeirinha da cidade, a baixa de Alcântara, a Praça de Espanha, a Av. 24 de Julho, a Av. Gago Coutinho e todos os túneis e infraestruturas subterrâneas”, aconselha a Câmara Municipal de Lisboa.

Neste âmbito, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomenda aos cidadãos que acautelem a reposição de coberturas de edifícios em obras; assegurem a fixação de objetos e de estruturas, prevenindo o seu desprendimento e queda na via pública (andaimes, placards e outras estruturas suspensas); evitem circular na rua e fiquem atentos a estruturas (tendas, toldos, andaimes) que poderão deslocar-se com deslocar-se com ventos fortes.

Outras das recomendações são para que apoiem pessoas cuja mobilidade ou capacidade de perceção e reação sejam mais limitadas; estejam atentos aos animais quando os levarem à rua; reduzam a velocidade (ventos fortes podem fazer perder o controlo da direção do veículo da sua trajetória); e estejam atentos às zonas ventosas e à presença de veículos de duas rodas que podem subitamente desviar a trajetória porque são mais vulneráveis à força do vento.

A Proteção Civil de Lisboa recorda que a ocorrência de precipitação e vento forte pode provocar: inundações rápidas, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

Outras das possíveis consequências do mau tempo são fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência; piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; danos em estruturas montadas ou suspensas; arrastamento de mobiliário urbano e contentores de resíduos; e queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia.

Também a Proteção Civil alertou hoje para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja devido às previsões de chuva persistente e forte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+