Tempo
|
A+ / A-

Sindicato dos Registos critica campanha do Mecanismo Nacional Anticorrupção

09 dez, 2022 - 12:58

Campanha recorre ao exemplo de um funcionário público receber dinheiro para não aplicar coimas.

A+ / A-

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) critica a campanha lançada, nesta sexta-feira, pelo Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e que recorre ao exemplo de um funcionário público receber dinheiro para não aplicar coimas.

Numa nota enviada à comunicação social, o STRN defende que a iniciativa é "imprópria, inoportuna e altamente prejudicial para a imagem dos trabalhadores do setor", lembrando que os casos mais mediáticos de corrupção "estão em quem tem ocupado cargos públicos políticos e não nos funcionários públicos".

Segundo o presidente do sindicato, a iniciativa da nova instituição criada para a prevenção e o combate à corrupção - e que visa assinalar o Dia Internacional contra a Corrupção, que se cumpre hoje - levanta "uma suspeita generalizada sobre todos os funcionários públicos", reiterando que não tal representa a seriedade destes profissionais".

Arménio Maximino realça ainda a importância do setor dos registos para a economia e apela à tutela para avançar com a resolução dos "graves problemas estruturais", ao apontar a escassez de profissionais, nomeadamente, de 234 conservadores de registo e de 1.522 oficiais de registo, entre outros problemas.

Com o mote "Contra a corrupção, todos devemos dizer não!", a campanha recorre a alguns exemplos abstratos de comportamentos associados à corrupção para alertar para os seus impactos ao nível da credibilidade das instituições democráticas e do desenvolvimento económico e social.

"O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de prevenir e contribuir para a rejeição do fenómeno", salienta uma nota do MENAC.

A campanha conta com o apoio da RTP e da Antena 1 e estará presente em diversos locais de atendimento de serviços públicos, de norte a sul do país, estando prevista igualmente a sua divulgação através dos canais digitais de diversos organismos da administração pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+