Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Proteção Civil registou 100 ocorrências durante a noite

09 dez, 2022 - 10:08 • Lusa

Lisboa foi o distrito mais afetado. Nas últimas horas não tiveram registo de desalojados, nem de vítimas resultantes das intervenções feitas.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou durante a noite de hoje em Portugal continental 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais na cidade de Lisboa.

"Foi uma noite mais calma no que diz respeito ao pedido de socorro. Registámos 100 ocorrências durante a noite a juntar às já verificadas no dia de ontem [quinta-feira]. Neste momento temos contabilizadas 2.093 ocorrências sobretudo associadas a inundações em edificações urbanas em particular em caves, rés-do-chão, sejam eles edifícios comerciais ou habitacionais", disse à Lusa Pedro Araújo da ANEPC.

Durante esta madrugada, os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro estiveram em aviso laranja devido à previsão de chuva forte, o segundo mais grave do Instituto POrtuguês do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A mesma fonte adiantou que nas últimas horas não tiveram registo de desalojados, nem de vítimas resultantes das intervenções que foram feitas.

De acordo com Pedro Araújo, Lisboa foi o distrito com mais ocorrências, tendo sido registadas 464, seguida de Setúbal com 151, Santarém 87, Leiria 63 e Faro 53.

"Ainda temos um conjunto de ocorrências a serem intervencionadas pelos agentes de proteção civil em particular pelos serviços municipais de proteção civil, pelas respostas municipais e pelos corpos de bombeiros com operações de esgotamento de água e de limpeza de vias. Estas ocorrências foram verificadas maioritariamente no distrito de Lisboa, que tem o grosso de ocorrências, mas também nos distritos de Leiria, Setúbal Santarém e Faro que são aqueles que concentram o maior numero de intervenções", disse.

Contactado pela Lusa cerca das 8h00, fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa disse à Lusa que desde as 00:00 de hoje registaram cinco ocorrências sem gravidade.

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

O IPMA antecipa ainda um novo agravamento das condições atmosféricas para o fim de semana.

"De sábado para domingo temos novamente a passagem de um sistema frontal, novamente com precipitação em todo o território que poderá ser forte. Será uma situação mais severa especialmente no centro e sul do país e que poderá obrigar a emitir novos avisos meteorológicos", adianta a meteorologista Cristina Simões

Com o objetivo de avaliar o impacto das cheias e a eventual necessidade de apoios, o Governo vai reunir-se, esta sexta-feira, com os municípios da área de Lisboa afetados pelo mau tempo, anunciou o gabinete da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Na reunião irá marcar presença o presidente da Câmara de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+