Tempo
|
A+ / A-

Morreu Fernando de Pádua. "Mexa-se pela sua saúde", dizia o cardiologista

08 dez, 2022 - 13:13 • Redação

Clínico, que tinha 95 anos, foi um dos pioneiros em Portugal na área da medicina preventiva.

A+ / A-

Morreu o cardiologista Fernando de Pádua, aos 95 anos, pioneiro na medicina preventiva em Portugal. A informação é confirmada pela Fundação que tem o nome do clínico.

"Perdemos o nosso bem maior... o nosso Presidente... mas deixou-nos um legado sem tamanho como Pioneiro da Promoção da Saúde e da Prevenção das Doenças não Transmissíveis....", lê-se na publicação na conta da Fundação na rede social Facebook.

Criou a Fundação Portuguesa de Cardiologia, teve igualmente um papel importante na consolidação da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e, entre várias outras funções, foi professor na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Na primeira década de 2000 foi presença assídua na Renascença, uma vez que colaborava semanalmente com o espaço Público e Notório - na divulgação de hábitos de vida saudáveis.

“Mexa-se pela sua saúde” era uma das frases que mais repetia com o objetivo de promover a prática do exercício físico, como fator importante para melhorar o bem-estar da população.

Marcelo recorda "brilhante cardiologista"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Fernando de Pádua, realçando o seu papel na promoção da literacia em saúde.

Fernando de Pádua foi um "brilhante cardiologista e excelente comunicador, que ao longo de tantos anos se destacou na promoção da literacia em saúde", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República.

"À sua família, amigos, antigos colegas e alunos manifesta profundo pesar pelo seu falecimento e apresenta as mais sentidas condolências", acrescentou.

Ministro da Saúde lembra "Professor do Coração" e "pai da medicina preventiva"

"Foi com profunda consternação que recebi a notícia do falecimento do Professor Fernando de Pádua", escreve o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, numa nota enviada às redações.

Pizarro recorda o percurso profissional de Fernando de Pádua, "nome maior na consolidação da Sociedade Portuguesa de Cardiologia" e "justamente reconhecido como “Professor do Coração” e “pai da Medicina Preventiva em Portugal”.

"O Professor Fernando de Pádua detém um percurso de vida longo e singular, notável pela sua 'vontade de viver'. Conciliou sempre as suas qualidades humanas, próximo, alegre e disponível, com a excelência profissional, ao dedicar uma parte substancial da sua vida à promoção de hábitos de vida saudáveis", recorda Pizarro.

[notícia atualizada às 15h37]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+