Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Lisboa. PS quer que a autarquia reavalie planos de manutenção e reforçe meios de combate às cheias

08 dez, 2022 - 17:38 • Lusa

Em comunicado, os vereadores socialistas esclarecem que a proposta para que a CML reavalie os planos de manutenção das principais infraestruturas e coletores prevê a participação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A+ / A-

O PS apresentará, brevemente, em reunião camarária uma proposta para que a Câmara de Lisboa "reavalie os planos de manutenção das principais infraestruturas e coletores" e a "possível adaptação dos meios humanos de combate" às cheias na capital.

Segundo adianta um comunicado dos vereadores socialistas, a proposta para que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) reavalie os planos de manutenção das principais infraestruturas e coletores prevê a participação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), numa altura que a atual realidade climática afeta "toda a cidade" de Lisboa e "não apenas a zona ribeirinha".

O PS reconhece que o Plano de Drenagem irá adaptar de forma mais estrutural a cidade de Lisboa às alterações climáticas sentidas, mas alerta que, por si só, isso "não garante que não ocorrerão cheias em eventos extremos" como o de sexta-feira à noite, pelo que Lisboa "tem de se preparar, também, na capacidade de resposta dos mecanismos de bombeamento dos túneis rodoviários e manutenção e preparação das principais infraestururas da cidade".

"Agora é o momento de reparar os prejuízos. E nesse sentido, considerando que a CML aprovou, há mais de dois meses, um plano de medidas para combater os efeitos sociais da inflação, incluindo 12 milhões de euros para apoiar os comerciantes, e nem um cêntimos chegou às pessoas e empresa, importa que a CML execute o que promete", dizem os vereadores socialistas.

Para tal - reivindicam - numa das duas reuniões de Câmara da próxima semana (12 e 14 dezembro), o presidente da Câmara, Carlos Moedas (PSD), "tem de trazer um plano de apoio de emergência para o apoio imediato às pessoas e comerciantes que sofreram severos prejuízos materiais no decurso das cheias".

Lembram a propósito, que a precipitação que se abateu na sexta-feira sobre a zona da grande Lisboa registou em poucas horas quase um terço dos valores médios de pluviosidade do mês de dezembro, num "fenómeno anormal mas cuja frequência, com agravamento alterações climáticas, será cada vez mais recorrente".

Entretanto, também em comunicado, o PAN veio expressar, no seguimento das inundações, a sua "solidariedade" para com todas as pessoas que foram atingidas por este "fenómeno extremo", agradecendo a todos os profissionais que estiveram envolvidos em operações de resgate e que estão ainda a trabalhar para que a cidade regresse à "normalidade".

O PAN transmite ainda as suas condolências à família da mulher que faleceu na sexta-feira, em Algés.

"Se ainda persistem dúvidas em relação às alterações climáticas, esta foi, infelizmente, mais uma prova de que temos de estar preparados para este tipo de acontecimento extremos, que será cada vez mais recorrente e intenso. O Plano de Drenagem não pode ser a única solução, é necessário um plano holístico para o problema. A nova construção não deve impermeabilizar ainda mais os solos, é necessário criar mais espaços verdes, apoiar soluções construtivas com sistemas de recolha e aproveitamento das águas pluviais", defendeu o PAN, pela voz do deputado municipal António Morgado Valente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+