Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva forte até quinta-feira. Faro, Setúbal e Beja sob aviso laranja

07 dez, 2022 - 07:39 • João Cunha , Olímpia Mairos

Proteção Civil emitiu alertas para a possibilidade de poderem ocorrer inundações em zonas urbanas e cheias e deixa recomendações.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou sob aviso laranja os distritos de Faro, Beja e Setúbal, onde a partir do final da manhã haverá um agravamento das condições meteorológicas.

Também por causa da chuva o IPMA colocou, a partir da tarde de hoje, outros cinco distritos (Portalegre, Lisboa, Santarém, Évora, Leiria) sob aviso amarelo (o terceiro mais elevado), estendendo-o a partir das 0h00 de quinta-feira ao Norte e Centro do país, abrangendo os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Porto, Viseu e Bragança.

À Renascença, a meteorologista Angela Lourenço explica que a precipitação vai ser forte e vai prolongar-se até quinta-feira.

“Espera-se um agravamento das condições meteorológicas principalmente na região sul e que, depois, gradualmente vai evoluindo para norte afetando os restantes distritos. E no dia 8, particamente todo o território será afetado por esta depressão e por esta massa de ar húmido e instável dando origem a precipitação por vezes forte e pode ser praticamente em todo o território”, adianta.

Precipitação que, segundo a meteorologista, poderá levar a impactos como os que já se registaram, esta semana, no Algarve - com cheias rápidas em meio urbano.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu alertas para a possibilidade de poderem ocorrer inundações em zonas urbanas e cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água.

A ANEPC deixa ainda alertas para a eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos e derrocadas motivadas pela infiltração da água, “potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo” e para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte, que podem causar acidentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+