Tempo
|
A+ / A-

Tripulantes da TAP marcam mais cinco dias de greve até 31 de janeiro

06 dez, 2022 - 14:03 • Liliana Monteiro , com redação

Sindicato decidiu manter greve desta semana e marcar nova paralisação nas próximas semanas.

A+ / A-

O sindicato dos tripulantes mantém a greve desta semana na TAP e anuncia mais cinco dias de paralisação, que serão agendados até 31 de janeiro.

As medidas de contestação foram aprovadas esta terça-feira em assembleia-geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

A greve dos tripulantes de cabine da TAP está marcada para quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de dezembro.

O sindicato decidiu manter esta paralisação e convocar mais cinco dias de paralisação, até 31 de janeiro.

Em declarações à Renascença, o presidente do SNPVAC, Ricardo Penarroias, acusa a TAP de tentar contornar a greve “de forma pouco ética” e refere que ficou decidida “a marcação de, pelo menos, cinco dias de greve até 31 de janeiro”.

Em quase estão questões “financeiras, humanas, sociais, laborais ao nível de vários atropelos que a empresa tem feito nos últimos dois anos”, sublinha Ricardo Penarroias.

Para a greve de quinta e sexta-feira foram decretados serviços mínimos. Abrangem as regiões autónomas, os países lusófonos e zonas com emigrantes portugueses, segundo um acórdão publicado na segunda-feira.

De acordo com o documento, publicado no site do Conselho Económico e Social, o Tribunal Arbitral decidiu que terão de ser assegurados três voos diários e ida e volta para os Açores, "sendo dois para Ponta Delgada e um para a Terceira" e "dois voos diários de ida e volta para a Região Autónoma da Madeira".

Quanto aos serviços mínimos definidos, o Sindicato diz que é um ataque ao direito à greve quando havia alternativas.

TAP disponível para tentar evitar mais greves

A presidente executiva da TAP disse hoje à Lusa lamentar a decisão do sindicato dos tripulantes de manter a greve desta semana e de marcar mais paralisações, manifestando-se disponível para tentar encontrar soluções que evitem mais disrupções.

"Estamos muito tristes, eu espero que consigamos reunir-nos novamente depois destes dois dias [de greve na quinta e sexta-feira] e tentar encontrar uma solução para evitar uma disrupções para toda a gente", afirmou a presidente executiva da TAP, em declarações à Lusa.

Christine Ourmières-Widener lamentou "profundamente" a decisão do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e vincou que a empresa "está disponível" para se reunir com o sindicato, depois dos dois dias de greve de tripulantes, esta semana, que o SNPVAC decidiu hoje, em assembleia-geral, manter.

[notícia atualizada às 17h22]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+