Tempo
|
A+ / A-

​Ministro diz que há alternativa à urgência pediátrica de Setúbal

06 dez, 2022 - 15:35 • Liliana Monteiro , com redação

Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo está encerrada desde as 9h00 desta terça-feira, devido à falta de médicos, e só deverá reabrir às 9h00 de segunda-feira da próxima semana.

A+ / A-

O encerramento durante uma semana da urgência pediátrica do Hospital São Bernardo, em Setúbal, não é uma boa notícia, mais os utentes têm alternativas, garante o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Qualquer encerramento de um serviço de urgência não é uma boa notícia, é uma má notícia. Agora, é uma notícia que é dada oferecendo às pessoas uma alternativa”, disse esta terça-feira Manuel Pizarro, em Santarém, à margem do Congresso Internacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.

O ministro Manuel Pizarro diz que o Garcia de Orta é uma alternativa viável para as urgências pediatricas.

O ministro admite que, no entanto, “não é uma alternativa que tenha, do ponto de vista das pessoas, o mesmo valor, quanto mais não seja porque têm que se deslocar a um município vizinho”.

Manuel Pizarro salienta que, no início de janeiro, uma centena de médicos iniciam a especialidade em pediatria.

“No dia 2 de janeiro de 2023, começam 102 médicos na especialidade de pediatria. É um número muito importante que vai ajudar no futuro a que estes problemas não se repitam”, sublinha o governante.

Os autarcas de Sesimbra, Palmela e Setúbal vão pedir a intervenção do Governo para contrariar o encerramento da urgência pediátrica do Hospital de Setúbal.

A Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo está encerrada desde as 9h00 desta terça-feira, devido à falta de médicos, e só deverá reabrir às 9h00 de segunda-feira da próxima semana, dia 12.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+