Tempo
|
A+ / A-

Fecho da urgência pediátrica é incompreensível, diz vereador de Setúbal

06 dez, 2022 - 11:28 • Anabela Góis

A Urgência pediátrica desta cidade fecha durante uma semana por falta de médicos.

A+ / A-

A Câmara de Setúbal vai pedir a intervenção do Governo para contrariar o encerramento da urgência pediátrica do Hospital de Setúbal.

O vereador da área da saúde diz que a situação é incompreensível. “Não podemos aceitar de maneira alguma que as pessoas fiquem privadas do acesso à saúde. É um princípio fundamental da nossa sociedade: que um serviço nacional de saúde público tenha este garante. Estamos a falar da saúde das pessoas e, neste caso em particular, das crianças.”

Pedro Pina garante que não podem ficar indiferentes a esta situação. “Tudo faremos junto às entidades competentes, do ministério, da própria direção do centro hospitalar, para exigir que esta situação seja resolvida.”

Já na semana passada, a Câmara de Setúbal, que manifesta preocupação com a degradação progressiva da prestação de cuidados de saúde à população do concelho, pediu uma reunião ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, que, segundo a autarquia sadina, já está marcada para a próxima sexta-feira.

A Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo está encerrada desde as 9h00 desta terça-feira, devido à falta de médicos, e só deverá reabrir às 9h00 de segunda-feira da próxima semana, dia 12.

Segundo outras fontes contactadas pela agência Lusa, o Centro de Atendimento de Doentes Urgentes (CODU) também já alertou as companhias de bombeiros para comunicarem os dados clínicos dos doentes que deveriam ser atendidos naquele serviço, para os referenciar para outras unidades hospitalares, durante o mesmo período, de 6 a 12 de dezembro.

Durante o último domingo, o Serviço de Urgência Geral do Hospital de São Bernardo também esteve sujeito a constrangimentos, tendo o CODU procedido ao encaminhamento de doentes da área de influência do Hospital de São Bernardo – Setúbal, Palmela e Sesimbra e Litoral Alentejano - para outras unidades hospitalares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+