Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo dá posse aos seis novos secretários de Estado de Costa

02 dez, 2022 - 04:43 • Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, mudou na terça-feira dois dos três secretários de Estado na tutela do ministro da Economia e nomeou dois novos secretários de Estado na área das Finanças.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu esta sexta-feira posse aos novos secretários de Estado do Governo, numa cerimónia que contou também com presença do primeiro-ministro António Costa, após ter estado sem agenda devido a problemas de saúde.

A posse estava agendada para as 12h00, no Palácio de Belém.

O primeiro-ministro, António Costa, mudou na terça-feira dois dos três secretários de Estado na tutela do ministro da Economia e nomeou dois novos secretários de Estado na área das Finanças, depois de ter escolhido António Mendonça Mendes para seu secretário de Estado Adjunto.

António Mendonça Mendes deixa assim as funções de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para ocupar o lugar de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que estava em aberto desde a demissão de Miguel Alves, sendo substituído por Nuno Felix.

Pedro Cilínio toma posse como secretário de Estado da Economia em substituição de João Neves, e Nuno Fazenda como secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, cargo até aqui desempenhado por Rita Marques.

João Nuno Mendes assume como secretário de Estado das Finanças, depois de até aqui ter desempenhado as funções de secretário de Estado do Tesouro.

Alexandra Reis, por sua vez, substitui João Nuno Mendes como secretária de Estado do Tesouro.

A equipa de Fernando Medina passa a ter quatro secretários de Estado, mantendo-se Sofia Batalha como secretária de Estado do Orçamento.

Depois da exoneração dos dois secretários de Estado sob a alçada do Ministério da Economia, António Costa Silva passa agora a contar com Pedro Cilínio como secretário de Estado da Economia, substituindo João Neves, e Nuno Fazenda com o Turismo, Comércio e Serviços, em substituição de Rita Marques.

A tomada de posse teve início poucos minutos depois das 12:00 e durou menos de 10 minutos, com os habituais cumprimentos no final de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa aos empossados.

Para além de apertos de mão, foram trocadas algumas palavras entre o chefe de Estado e os novos membros do Governo, com alguns comentários de Marcelo Rebelo de Sousa a provocar sorrisos na sala.

Após um cumprimento geral aos familiares presentes, o Presidente da República despediu-se do primeiro-ministro com um aperto de mão e saiu do espaço, fechando-se atrás de si a porta.

Depois foi a vez de António Costa desejar os parabéns aos seus novos membros e trocar cumprimentos.

Na sala dos embaixadores, onde decorrem as tomadas de posse, estavam também o ministro das Finanças, Fernando Medina, e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que aproveitaram os momentos antes do início da cerimónia para trocar algumas palavras.

[atualizado às 13h45]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+