Tempo
|
A+ / A-

Conselho de Ética prefere casas de banho descaracterizadas nas escolas. "Fundamental é respeitar o direito à intimidade"

02 dez, 2022 - 18:43 • Pedro Mesquita com Redação

Para Maria do Céu Patrão Neves, o mais importante é que a solução que se encontre não seja "estigmatizante". Quanto a balneários, a presidente do Conselho Nacional de Ética e Ciências da Vida refere que é uma questão "mais complexa".

A+ / A-
Maria do Céu Patrão Neves sobre legislação para criar casas de banho descaracterizadas nas escolas

O Conselho Nacional de Ética e Ciências da Vida quer que se criem casas de banho descaracterizadas "a que se pode aceder sem qualquer critério do género".

À Renascença, Maria do Céu Patrão Neves, presidente da entidade, realça que "o que é absolutamente fundamental é o respeito à privacidade e à intimidade de todos os membros da comunidade educativa".

Há duas soluções que "mais imediatamente" são possíveis: A hipótese A é manter as casas de banho para meninas, outras para meninos e outras descaracterizadas.

Já a hipótese B é criar casas de banho descaracterizadas para todos os alunos, servindo de casa de banho unissexo.

"Qualquer solução que venha a ser tomada, será controversa. É preciso que os membros da comunidade escolar, nomeadamente, professores e associações de pais, envolvidos", pede a responsável.

Para Maria do Céu Patrão Neves, o mais importante é que a solução não seja "estigmatizante" e acredita que a solução da casa de banho unissexo é a mais próxima disso.

No entanto, admite que a solução "pode criar problemas a jovens e a pais" e que "não há soluções perfeitas".

Descaracterização de balneários "é mais complexa"

Já quanto a balneários que se adaptem a estas linhas de orientação, a presidente do Conselho Nacional de Ética e Ciências da Vida refere que é uma questão "mais complexa".

"É preciso perceber se as alterações aos balneários implicam obras nas escolas ou não", aponta.

"São muitos alunos, o tempo entre o fim da Educação Física e o começo de outras disciplinas é muito reduzido e, por isso, isto vai colocar problemas nas escolas", acrescenta.

Maria do Céu Patrão Neves reitera que a questão da identidade de género "é importante e merecedor da nossa atenção", mas lamenta que seja "uma oportunidade perdida para não integrar este assunto numa legislação mais ampla para lidar com questões como o bullying".

"Teria sido uma boa oportunidade de, em vez de fazer uma lei específica para a identidade de género, se integrasse essa questão num diploma mais amplo que contemplasse todas as formas de violência que as nossas crianças podem sofrer nas escolas", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+