Tempo
|
A+ / A-

Prisão preventiva para 31 dos arguidos suspeitos de tráfico de pessoas no Alentejo

26 nov, 2022 - 17:47 • Redação

O principal fundamento do juiz Carlos Alexandre para a prisão preventiva é "o perigo de fuga".

A+ / A-

Dos 35 arguidos que integravam uma rede criminosa que contratava trabalhadores estrangeiros para agricultura no Baixo Alentejo, 31 ficaram este sábado em prisão preventiva, segundo o despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal.

De acordo com o despacho, o juiz Carlos Alexandre determinou a prisão preventiva para 31 arguidos, oito dos quais com possibilidade de ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, caso o relatório dos serviços prisionais - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais - seja favorável.

Os restantes quatro arguidos, todos portugueses, saem em liberdade com Termo Identidade e Residência (TIR), proibição de contactos com as vítimas e arguidos, além de apresentações periódicas diárias às autoridades.

Os 35 arguidos, "fortemente indiciados" por associação criminosa, tráfico de pessoas, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, entre outros crimes, foram detidos na quarta-feira pela Polícia Judiciária.

Esta investigação da PJ começou há cerca de um ano e teve como foco a angariação por aquela rede criminosa de trabalhadores estrangeiros com a promessa de emprego e habitação dignas

Pedro Proença, advogado de três arguidos, disse à Lusa que a procuradora do Ministério Público deu conta que a investigação ainda não terminou e que "nos próximos dias poderá haver mais detenções".

Os arguidos foram presentes ao Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, e interrogados pelo juiz Carlos Alexandre, durante o dia de sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    27 nov, 2022 ILHAVO 04:40
    E os mandantes e beneficiários ainda não sabem quem são?

Destaques V+